CATEGORIA

Orla Luiz Paulo Conde recebe Menção Honrosa no American Architecture Prize

Os vencedores do American Architecture Prize foram anunciados no dia 25 de outubro em Nova York. O Projeto Orla Prefeito Luiz Paulo Conde – Reabertura do Centro Histórico do Rio De Janeiro à Baía de Guanabara recebeu Menção Honrosa na Categoria Arquitetura de Paisagens – Projetos de Paisagem de Pequeno e Grande Escala. O júri contou, entre outros, com a presença de Cesar Peli, Ben Van Berkel, Alezandro Zaera Polo, Carla Juaçaba e Will Alsop.

 

 

Planta da Orla Prefeito Luiz-Paulo Conde – Foto: IAB-RJ

 

A Orla foi projetada pelos arquitetos João Pedro Backheuser e Ignasi Riera, do escritório B+ABR e foi nomeada em homenagem ao arquiteto e urbanista, Luiz Paulo Fernández Conde, ex-prefeito do Rio de Janeiro falecido em 2015. A Orla foi inaugurada por trechos, e recebeu a sua primeira inauguração no dia 03 de abril. A área de 600 metros, que antes era restrita ao uso militar, ganhou espaço após acordo celebrado entre a Prefeitura do Rio e o Comando do I Distrito Naval, permitindo a criação de passeios com uma área de 23.627 metros quadrados e ganhando mobiliário urbano e paisagismo diferenciado em 22 jardins.

 

Primeiro trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde. Foto: Beth Santos-PCRJ
Primeiro trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde – Foto: Beth Santos-PCRJ

 

Já o segundo trecho, inaugurado no dia 07 de maio, liga o Armazém 8 ao Museu Histórico Nacional em 3,5km. O espaço de circulação fica entre os armazéns 1 e 6 do Cais do Porto, na Avenida Rodrigues Alves. O espaço possui 1km de extensão e 57 mil metros quadrados e resgata uma área da cidade que por décadas foi encoberto pelo Elevado da Perimetral. A área arborizada é um espaço de convivência, esporte, lazer e cultura, além de ser via de passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 

Segundo trecho da Orla. Foto: Concessionária Porto Novo.
Segundo trecho da Orla – Foto: Concessionária Porto Novo.

 

Por fim, no dia 29 de maio foi inaugurado o terceiro trecho da Orla. A Praça XV, a Praça Marechal Âncora e o Largo da Misericórdia, compõem um rico conjunto arquitetônico da paisagem histórica e destina espaço ao tráfego livre de pedestres e ciclistas no Centro. O espaço possui 77.978 metros quadrados e 777 metros de extensão.

 

Terceiro trecho da Orla da Guanabara - Foto: Divulgação - Prefeitura do Rio de Janeiro.
Terceiro trecho da Orla da Guanabara – Foto: Divulgação – Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

O novo projeto possibilitou o livre acesso da população nos caminhos entre o Museu do Amanhã, Praça Mauá, Praça Barão de Ladário, Rua Visconde de Inhaúma e paisagem até então desconhecida às margens da Baía de Guanabara, entre a Ilha das Cobras (da Marinha) e o Mosteiro de São Bento.

 

 

REABILITAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DO RIO DE JANEIRO À BAÍA DE GUANABARA

Empresa: Ab Riera Arquitectes Associats, Slp

Lead Designer: B+ ABR BACKHEUSER E RIERA ARQUITETURA

Design Team: JOAO PEDRO BACKHEUSER JOAN IGNASI RIERA

Categoria: Arquitetura de paisagens / Projetos de paisagem de pequeno e grande porte

 

 

Publicado em 17/11/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasília sediará Conferência Internacional de Arquitetos e Urbanistas

Missão do CAU marca presença no Fórum Internacional UIA 2024, em Kuala Lumpur

Projeto de assistência técnica do CAU/BR apoia municípios gaúchos afetados por enchentes

Pular para o conteúdo