Levando em consideração o fato de que 57% dos arquitetos e urbanistas de Mato Grosso são mulheres, de acordo com o do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o CAU/MT propõe uma pausa nos projetos arquitetônicos para falar sobre a profissão e cuidados com a saúde em um café da manhã que acontece no dia 24/10, às 8h, na sede do CAU/MT. Inscrições gratuitas!
Em alusão ao Outubro Rosa, o Conselho realiza o Café com a Presidente, com uma roda de conversa que conta com o médico oncologista, Gabriel Zanardo, e a psicóloga, Vanessa Schorro. Na oportunidade, os participantes poderão tirar dúvidas sobre os assuntos que envolvem o tema. O evento conta com um café da manhã, às 8h, e na sequência, será feito um bate-papo mediado pela presidente do CAU/MT, Lise Bokorni, com os convidados e as participantes, que serão convidadas a participar de forma ativa, caso queiram.
Gabriel possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2009) e residência médica em Cancerologia Clínica pela Universidade de Brasília (2016). Atua como Oncologista Clínico na empresa ONCOMED Tratamento Multidisciplinar do Câncer e é Coordenador do grupo de tumores torácico do ITC (Instituto de tumores e cuidados paliativos de Cuiabá).
Vanessa é psicóloga clínica, formada em psicologia pela Universidade de Cuiabá (Unic – 2007). É pós-graduada-graduada em neurociência e tem pós-graduação em andamento em neuropsicologia. Atua no Hospital Municipal de Cuiabá.
O câncer de mama em MT
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do triênio (2023-2025), foram estimados 73.610 casos novos no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres. Em Mato Grosso, o número de casos estimados é de 1.040, com uma taxa de incidência ajustada para 47,51 casos por 100.000 mulheres.
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens, porém a rotina médica não deve ser descartada por isso. Sua incidência aumenta com a idade a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, ainda que com menor incidência.
(Com informações do CAU/MT)