ARQUITETURA E SAÚDE

Outubro Rosa: CAU/MT faz convite para café da manhã temático

Levando em consideração o fato de que 57% dos arquitetos e urbanistas de Mato Grosso são mulheres, de acordo com o do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o CAU/MT propõe uma pausa nos projetos arquitetônicos para falar sobre a profissão e cuidados com a saúde em um café da manhã que acontece no dia 24/10, às 8h, na sede do CAU/MT. Inscrições gratuitas!

Em alusão ao Outubro Rosa, o Conselho realiza o Café com a Presidente, com uma roda de conversa que conta com o médico oncologista, Gabriel Zanardo, e a psicóloga, Vanessa Schorro. Na oportunidade, os participantes poderão tirar dúvidas sobre os assuntos que envolvem o tema. O evento conta com um café da manhã, às 8h, e na sequência, será feito um bate-papo mediado pela presidente do CAU/MT, Lise Bokorni, com os convidados e as participantes, que serão convidadas a participar de forma ativa, caso queiram.

Gabriel possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2009) e residência médica em Cancerologia Clínica pela Universidade de Brasília (2016). Atua como Oncologista Clínico na empresa ONCOMED Tratamento Multidisciplinar do Câncer e é Coordenador do grupo de tumores torácico do ITC (Instituto de tumores e cuidados paliativos de Cuiabá).

Vanessa é psicóloga clínica, formada em psicologia pela Universidade de Cuiabá (Unic – 2007). É pós-graduada-graduada em neurociência e tem pós-graduação em andamento em neuropsicologia. Atua no Hospital Municipal de Cuiabá.

O câncer de mama em MT

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do triênio (2023-2025), foram estimados 73.610 casos novos no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres. Em Mato Grosso, o número de casos estimados é de 1.040, com uma taxa de incidência ajustada para 47,51 casos por 100.000 mulheres.
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens, porém a rotina médica não deve ser descartada por isso. Sua incidência aumenta com a idade a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, ainda que com menor incidência.

(Com informações do CAU/MT)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Case do Programa Nenhuma Casa sem Banheiro em evidência na Semana da Habitação 2023

Projeto de palafitas destaca arquiteta brasileira na lista Under 30 da revista Forbes

Programa da FioCruz exibe nesta terça-feira documentário “Habitação Social: uma questão de saúde pública”

Pular para o conteúdo