O Palácio Gustavo Capanema servirá, oficialmente, como uma das instalações do 27º Congresso Mundial de Arquiteto – UIA2020RIO. O termo de autorização de uso do edifício foi assinado na quinta-feira, 20 de setembro, durante evento de entrega das obras de restauração das fachadas do prédio. Participaram do ato o ministro da Cultura, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade; o vice-presidente para as Américas do UIA, Roberto Simon; o presidente do UIA2020RIO, Sérgio Magalhães; além dos presidentes do CAU/BR e do CAU/RJ, Luciano Guimarães e Jeferson Salazar, respectivamente.

A oficial de projetos da representação da Unesco no Brasil, Antía Vilela Díaz, a secretária de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta, o conselheiro Federal do CAU/BR pelo Rio de Janeiro Carlos Fernando e a conselheira do CAU/SP Maria Rita Amoroso acompanharam também a assinatura do documento.
Uma das obras mais importantes da arquitetura moderna no mundo, o Palácio Gustavo Capanema é também um marco na constituição da escola carioca de arquitetura moderna de Lúcia Costa e de Oscar Niemeyer, com consultoria de Le Corbusier, paisagismo de Burle Marx, e a contribuição de vários artistas plásticos do nível de Portinari. Ao todo, foram investidos R$ 42 milhões na restauração das fachadas do edifício. Os recursos foram oriundos do PAC Cidades Históricas e do próprio Iphan.
“Ter o Palácio Gustavo Capanema restaurado em 2020, abrigando uma série de atividades vinculadas ao UIA2020RIO, é fundamental. Os arquitetos do mundo inteiro poderão conhecer essa obra prima recém-restaurada e, ao mesmo tempo, será um legado que o governo brasileiro, o IAB e os arquitetos e urbanistas vão deixar para a sociedade carioca”, afirmou o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade.

O vice-presidente para as Américas da UIA, Roberto Simon, ressaltou a importância de parte das atividades do 27º Congresso Mundial de Arquitetos ser sediada no Gustavo Capanema. “É muito bom saber que teremos o prédio à disposição. É um estímulo gigantesco para que a gente continue caminhando para realizar no Rio de Janeiro o congresso que essa cidade merece”, disse. Para Simon, a capital fluminense vai contribuir com o projeto histórico dos Congresso da UIA por ser um espaço de reflexão a céu aberto. Durante 6 meses, de marços a agosto, o Palácio Gustavo Capanema vai abrigar uma série de atividades abertas a todos os participantes do UIA2020RIO.

Obra prima da arquitetura moderna realizada no Brasil, o Palácio Gustavo Capanema deve ser um dos principais pontos de visitação dos cerca de 15 mil congressistas que desembarcarão no Rio em 2020. “O edifício é reconhecido não só aqui no Brasil, como patrimônio histórico nacional, mas internacionalmente como um dos grandes exemplares da arquitetura moderna”, lembrou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. Já o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, destacou o prédio como um espaço privilegiado e muito representativo para ser o ponto de apoio do UIA2020RIO. “Certamente que a exposição do Palácio vai contribuir bastante para despertar na população o interesse pela arquitetura e urbanismo e pelo patrimônio”, avaliou Salazar.

Restauração do Gustavo Capanema
A restauração completa das fachadas do Capanema é uma etapa de uma série de obras que vem sendo realizadas no local desde 2014. Com isso, recupera-se a integridade de uma das principais características do edifício que é símbolo do modernismo mundial. Foram realizadas ações de restauração dos revestimentos de pedra dos pilotis; impermeabilização do terraço-jardim e da cobertura do bloco de auditórios; modernização dos elevadores; substituição de esquadrias nobres e revestimentos de alguns pavimentos e do teto dos pilotis; além da total restauração das fachadas. O Iphan publicou no Diário Oficial, ontem, o edital de licitação pública para a segunda etapa das obras, com recursos na ordem de R$ 80 milhões. O edital prevê a restauração, conservação e modernização de toda a parte interna do edifício, englobando toda a parte de infraestrutura; sistema de detecção e combate a incêndio; sistema de ar condicionado; modernização dos auditórios; conservação dos jardins do térreo; e restauração de todo o mobiliário de madeira e dos painéis de azulejos de Portinari.
Conhecido como o prédio do MEC, o palácio foi o primeiro edifício público do Brasil com as principais características da arquitetura moderna, como o uso de pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e janelas em fita. Sob liderança de Lucio Costa, participaram da concepção do projeto arquitetônica do edifício nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernany de Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria de Le Corbusier, além de nomes das artes e do paisagismo como Burle Marx, Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Adriana Janacópulus, Celso Antônio e Jacques Lipchitz.
2 respostas
Sou concluinte do curso de arquitetura em que áreas eu min encaixo delegar, estudante ou membro IAB?
Krishna, informamos que o evento é organizado pelo IAB. Saiba mais em https://www.uia2020rio.archi/