ARQUITETOS EM DESTAQUE

Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos

O Palácio Gustavo Capanema servirá, oficialmente, como uma das instalações do 27º Congresso Mundial de Arquiteto – UIA2020RIO. O termo de autorização de uso do edifício foi assinado na quinta-feira, 20 de setembro, durante evento de entrega das obras de restauração das fachadas do prédio. Participaram do ato o ministro da Cultura, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade; o vice-presidente para as Américas do UIA, Roberto Simon; o presidente do UIA2020RIO, Sérgio Magalhães; além dos presidentes do CAU/BR e do CAU/RJ, Luciano Guimarães e Jeferson Salazar, respectivamente.

 

O Palácio Gustavo Capanema é uma das mais importantes obras da arquitetura moderna no mundo

 

A oficial de projetos da representação da Unesco no Brasil, Antía Vilela Díaz, a secretária de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta, o conselheiro Federal do CAU/BR pelo Rio de Janeiro Carlos Fernando e a conselheira do CAU/SP Maria Rita Amoroso acompanharam também a assinatura do documento.

 

Uma das obras mais importantes da arquitetura moderna no mundo, o Palácio Gustavo Capanema é também um marco na constituição da escola carioca de arquitetura moderna de Lúcia Costa e de Oscar Niemeyer, com consultoria de Le Corbusier, paisagismo de Burle Marx, e a contribuição de vários artistas plásticos do nível de Portinari. Ao todo, foram investidos R$ 42 milhões na restauração das fachadas do edifício. Os recursos foram oriundos do PAC Cidades Históricas e do próprio Iphan.

 

“Ter o Palácio Gustavo Capanema restaurado em 2020, abrigando uma série de atividades vinculadas ao UIA2020RIO, é fundamental. Os arquitetos do mundo inteiro poderão conhecer essa obra prima recém-restaurada e, ao mesmo tempo, será um legado que o governo brasileiro, o IAB e os arquitetos e urbanistas vão deixar para a sociedade carioca”, afirmou o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade.

 

Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão firma o documento, com o testemunho de Kátia Bogéa, Sérgio Magalhães, Roberto Simon, Verena Andreatta e Nivaldo Andrade

 

O vice-presidente para as Américas da UIA, Roberto Simon, ressaltou a importância de parte das atividades do 27º Congresso Mundial de Arquitetos ser sediada no Gustavo Capanema. “É muito bom saber que teremos o prédio à disposição. É um estímulo gigantesco para que a gente continue caminhando para realizar no Rio de Janeiro o congresso que essa cidade merece”, disse. Para Simon, a capital fluminense vai contribuir com o projeto histórico dos Congresso da UIA por ser um espaço de reflexão a céu aberto. Durante 6 meses, de marços a agosto, o Palácio Gustavo Capanema vai abrigar uma série de atividades abertas a todos os participantes do UIA2020RIO.

 

Roberto Simon, Luciano Guimarães, Sérgio Sá Leitão, Nivaldo Andrade, Verena Andreatta, Kátia Bogéa, Sérgio Magalhães, Maria Rita Amoroso e Antía Vilela Díaz

 

Obra prima da arquitetura moderna realizada no Brasil, o Palácio Gustavo Capanema deve ser um dos principais pontos de visitação dos cerca de 15 mil congressistas que desembarcarão no Rio em 2020. “O edifício é reconhecido não só aqui no Brasil, como patrimônio histórico nacional, mas internacionalmente como um dos grandes exemplares da arquitetura moderna”, lembrou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. Já o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, destacou o prédio como um espaço privilegiado e muito representativo para ser o ponto de apoio do UIA2020RIO. “Certamente que a exposição do Palácio vai contribuir bastante para despertar na população o interesse pela arquitetura e urbanismo e pelo patrimônio”, avaliou Salazar.

 

A restauração das fachadas do Capanema é uma etapa de uma série de obras

 

Restauração do Gustavo Capanema

 

A restauração completa das fachadas do Capanema é uma etapa de uma série de obras que vem sendo realizadas no local desde 2014. Com isso, recupera-se a integridade de uma das principais características do edifício que é símbolo do modernismo mundial. Foram realizadas ações de restauração dos revestimentos de pedra dos pilotis; impermeabilização do terraço-jardim e da cobertura do bloco de auditórios; modernização dos elevadores; substituição de esquadrias nobres e revestimentos de alguns pavimentos e do teto dos pilotis; além da total restauração das fachadas. O Iphan publicou no Diário Oficial, ontem, o edital de licitação pública para a segunda etapa das obras, com recursos na ordem de R$ 80 milhões. O edital prevê a restauração, conservação e modernização de toda a parte interna do edifício, englobando toda a parte de infraestrutura; sistema de detecção e combate a incêndio; sistema de ar condicionado; modernização dos auditórios; conservação dos jardins do térreo; e restauração de todo o mobiliário de madeira e dos painéis de azulejos de Portinari.

 

Conhecido como o prédio do MEC, o palácio foi o primeiro edifício público do Brasil com as principais características da arquitetura moderna, como o uso de pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e janelas em fita. Sob liderança de Lucio Costa, participaram da concepção do projeto arquitetônica do edifício nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernany de Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria de Le Corbusier, além de nomes das artes e do paisagismo como Burle Marx, Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Adriana Janacópulus, Celso Antônio e Jacques Lipchitz.

 

 

2 respostas

  1. Sou concluinte do curso de arquitetura em que áreas eu min encaixo delegar, estudante ou membro IAB?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Deputada federal Erika Kokay: “Arquitetos e urbanistas são construtores da liberdade, da democracia e dos direitos”

CIDADES

No Senado Federal, CAU Brasil propõe inclusão de ATHIS na reformulação do Minha Casa Minha Vida

PATRIMÔNIO CULTURAL

Seminário em Ouro Preto traça radiografia da legislação de patrimônio cultural

CIDADES

Prefeita, arquiteta e urbanista: Conheça Karime Fayad, que está revolucionando a gestão municipal

Skip to content