Nesta quinta-feira (15), durante o Rio Innovation Week, a conselheira federal Leila Marques apresentou a palestra “Pandemia dos Desastres Climáticos: um Olhar sobre a Resiliência Urbana” no palco e-Gov, no Pier Mauá, Rio de Janeiro. Com base em um artigo ainda em desenvolvimento, Leila Marques traçou um panorama histórico dos extremos climáticos no Brasil, de 1941 até o presente, destacando a necessidade urgente de fortalecer a resiliência urbana para mitigar os impactos dessas catástrofes.
A conselheira destacou que os desastres climáticos constituem uma “pandemia” em escala global, com efeitos devastadores comparáveis aos de uma doença que se espalha pelo mundo, causando impacto significativo na sociedade. Ela defendeu que, assim como se utilizam vacinas para conter uma pandemia, é necessário desenvolver estratégias de resiliência urbana para enfrentar esses extremos climáticos. No entanto, ressaltou que é imprescindível combater as desigualdades sociais, pois as populações economicamente mais vulneráveis são as que mais sofrem com esses eventos.
Leila também mencionou a importância da COP 30, que será sediada pelo Brasil em 2025, e como ela representa uma oportunidade para o país liderar as discussões sobre mudanças climáticas.
Os desastres climáticos que temos acompanhado já se tornaram extremos, e estamos em um estágio que merece muito mais do que atenção. Precisamos radicalizar em termos de ações, olhando para a resiliência como forma de mitigar rapidamente os efeitos deletérios nas cidades,” afirmou Leila Marques.
Em um chamado à ação, Leila destacou o papel do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) na criação da Câmara Temática de Meio Ambiente e Extremos Climáticos, que visa inserir o trabalho dos profissionais da área no combate às mudanças climáticas.
O Rio Innovation Week segue até sexta-feira (16), e o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, organizado pelo CAU/BR, será uma das principais atrações, destacando as estratégias para a construção de cidades mais resilientes no futuro.