EVENTOS

Palestrantes do Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”

No dia 25 de maio, a Embaixada de Portugal em Brasília recebe o último encontro do Ciclo de Debates Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”, que faz parte da Exposição Souto de Moura no Brasil.

 

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CONHEÇA OS PALESTRANTES:

 

Nuno Sampaio 

Arquiteto pela ULP, 1997. Mestre pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona (ETSAB) da Universidade Politécnica de Catalunha (UPC). Professor convidado da Universitad Politécnica de Catalunya (UPC) – Master “La Gran Escala – Architecture & Other Environments” (2002). Colaborou com o Arquitecto Manuel Correia Fernandes de 1994 a 1996, e de 1998 a 2002. Em 2000 funda o atelier “Nuno Sampaio – Arquitetos”. Foi Comissário de várias Exposições e conferencista em diversas instituições e escolas de âmbito internacional. Membro eleito do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos no triénio 2008-2010 é actualmente Membro da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Arquitectos; Membro da Direcção da “Casa da Arquitectura”; Vice-Presidente da Associação Trienal de Arquitectura de Lisboa; Presidente da “Estratégia Urbana” – Laboratório de Inovação. 

 

Márcia Elizabeth Martins 

Especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo na ULBRA Canoas. Integrou e presidiu o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas-RS. Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Canoas em 2003. Conselheira eleita no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS – Gestão 2018-2020 e Gestão 2021-2023.  

 

Ana Flávia Magalhães Pinto 

É professora adjunta do Departamento de História da UnB. Atua no Programas de Pós-Graduação em História e Direitos Humanos também da UnB. Desde a primeira graduação, desenvolve pesquisas articulando conhecimentos das áreas de História, Comunicação, Literatura e Educação. É atualmente coordenadora da Regional Centro-Oeste do GT Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH e integrante da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros (RHN). 

 

Raquel Furtado Schenkman 

Docente do Departamento de Arte da PUC-SP, é também servidora da Prefeitura de São Paulo, no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura, onde trabalhou na Seção Técnica de Crítica e Tombamento, coordenou o Núcleo de Projeto, Restauro e Conservação do DPH, tendo assumido em 2019 a direção do Departamento até junho de 2020 quando passou à presidência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) até outubro de 2020. Nesse período elaborou e implantou o Inventário Memória Paulistana, possibilitando a instalação de placas de memória na cidade de São Paulo, recebeu pelo DPH o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria Valorização do Patrimônio Arquitetônico pela Jornada do Patrimônio e organizou o número especial da Revista do Arquivo Histórico Municipal sobre os 45 anos do DPH. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado pela FAUUSP, é conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e membro do Internacional Council on Monuments and Sites (ICOMOS). 

 

Luiz Eduardo Sarmento 

Foi Diretor Cultural do IAB DF e atualmente é Conselheiro Superior do IAB. Atuou na implementação do programa de Assistência Técnica Pública e Gratuita em Arquitetura e Urbanismo e na plataforma de concursos públicos de projetos para áreas de interesse social da CODHAB-DF. Foi assessor do Deputado Distrital Fábio Felix, onde atuou em temas relacionados às políticas urbanas. De 2018 a 2020 foi membro da Comissão de ATHIS do CAU DF, como arquiteto convidado. Tem trabalhos publicados nas áreas de cenografia, design gráfico, habitação social e patrimônio. É servidor concursado do IPHAN desde 2019. 

 

Leandro Grass 

Uma das principais lideranças políticas do campo progressista no Distrito Federal. Atualmente, é o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

 

Monica Frandi Ferreira 

Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Doutorado em Ciências pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Superintendente do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro “Oscar de Arruda Penteado”. Membro do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), representando os Arquivos Públicos Municipais. 

 

Danilo Matoso Macedo 

Foi professor substituto de projeto arquitetônico na Escola de Arquitetura da UFMG e professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB Brasília. É arquiteto da Câmara dos Deputados desde 2004. Participa de concursos nacionais e internacionais de arquitetura, tendo recebido premiações em diversos deles. Projetou diversas obras construídas em Belo Horizonte e em Brasília, incluindo a Sede da Fundação Habitacional do Exército e a reforma de nove edifícios residenciais da Câmara dos Deputados na Superquadra Norte 302, em Brasília. Fundou em 2007 o Núcleo Docomomo Brasília, o qual coordenou até 2011. Escreveu diversos artigos e livros sobre arquitetura, destacando-se o livro Da matéria à invenção: as obras de Oscar Niemeyer em Minas Gerais, 1938-1955. Fundou e editou a revista de Arquitetura e Urbanismo MDC. É diretor coordenador do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal desde 2017. 

 

Alcília Melo​ 

Possui doutorado em Projetos Arquitetônicos pela ETSAB/ UPC na Espanha (2006), convalidado no Brasil pela UFRGS, mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco / UFPE (2000), sendo especialista em Arte e Cultura Barroca pela UFOP/ MG (1986), em Conservação Urbana pelo CECI/MDU/ UFPE (1998), e graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE (1983). Obteve o DEA/ Diploma de Investigadora Europeia em 2004, pela ETSAB/ UPC, tendo experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos arquitetônicos e História da Arquitetura e Urbanismo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: projetos arquitetônicos, tectônica e patrimônio arquitetônico do século XX. Professora visitante durante duas estadias (2010 e 2011), no programa de doutorado em projetos arquitetônicos na ETSAB/ UPC de Barcelona, realizando investigação pós-doutoral sobre “Projetos de habitação econômicos modernos brasileiros” com bolsa da Fundación Carolina, Governo Espanhol. É professora aposentada da UFPI, associada nível 4 do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI/ Universidade Federal do Piauí e foi vice-diretora do Centro de Tecnologia/ UFPI, de abril de 2010 até abril/ 2014. É professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG, Paraíba, desde 2015- onde leciona na graduação de Arquitetura e Urbanismo, e na pós-graduação em História, na linha História e Cidade, sendo ainda, coordenadora do Grupo de pesquisas Arquitetura e Lugar/GRUPAL, investigando sobre história da arquitetura e da cidade, projetos arquitetônicos, tectônica, patrimônio moderno e industrial. Possui vários artigos publicados em periódicos e em anais de congressos na área em que atua e vinte livros publicados na área de Arquitetura e Cidade/ Memória produzida no nordeste brasileiro, especificamente, tratando das cidades de Teresina (PI), Recife (PE) e Campina Grande (PB). É membro expert do CIPA Heritage Documentation, coordenadora do comitê nacional de documentação do ICOMOS Brasil e Coordenadora geral do DOCOMOMO Brasil na gestão 2022/2023. Faz parte de redes internacionais de pesquisa, tais como: GRUPO FORM da ETSAB/UPC/ Barcelona/ Espanha; INCUNA em Gijón/ Astúrias/ Espanha; e na Faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de Veracruz/México. Atua também como pesquisadora, palestrante em instituições universitárias e profissionais, realizando webinars, exposições, entre outras atividades culturais e educativas. 

 

Márcio Carvalho 

Doutor em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração “História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo”, linha de Pesquisa “Cultura, Produção Material e Instituições”, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo-FAUUSP. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – FLUP, Porto, Portugal, entre novembro de 2018 e abril de 2019, com bolsa Capes. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda e Mestrado em Desenvolvimento Urbano pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, na Universidade Federal de Pernambuco – MDU/UFPE, com bolsa CNPq. Tem formação no curso de extensão de Gestão e Práticas de Obras de Conservação e Restauro pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada e Territorial – CECI. Atualmente é Técnico/Arquiteto na Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará – IPHAN-CE e Professor do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo (bacharelado) do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS. É membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS-BRASIL e atua no Comitê Científico de Documentação e no Núcleo do Icomos Ceará. É Conselheiro Federal suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR pelo Ceará, no triênio 2021-2023. 

 

MAIS SOBRE: EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo