Os arquitetos e urbanistas brasileiros têm agora mais um incentivo para melhorar suas condições de trabalho. No Dia do Arquiteto e Urbanista, CAU/BR e a Graphisoft assinaram acordo de parceria que concede descontos especiais para aquisição da tecnologia BIM para pequenos escritórios. Arquitetos e urbanistas registrados no CAU têm desconto de 35% na assinatura anual do programa ArchiCAD 20 Solo. Para profissionais com menos de cinco anos de formado, o desconto é ainda maior: 40%. E mais: junto com a assinatura, os profissionais ainda ganham um curso sobre utilização do BIM, com 70 aulas em vídeo e certificação oficial do fabricante.
A parceria não traz ônus para o CAU/BR, que tampouco aufere qualquer vantagem financeira sobre as vendas realizadas pela empresa.
Clique aqui para acessar a promoção
Na Câmara dos Deputados, já existe uma forte iniciativa de parlamentares para tornar o BIM obrigatório em obras públicas, como exigência da nova Lei de Licitações que está sendo debatida no Congresso Nacional (saiba mais aqui). Tendo conhecimento dessa iniciativa, o CAU procurou se antecipar a essa obrigatoriedade e buscou oito fabricantes, propondo redução de custos para ampliar o uso do BIM entre arquitetos e urbanistas brasileiros, com softwares atualizados, legalizados e com assistência técnica plena. Além da Graphisoft, outra empresa que está negociando uma parceria com o CAU/BR é a Autodesk.
“O CAU/BR tem lutado para criar melhores condições de trabalho para os arquitetos e urbanistas, primeiro com o convênio com o Banco do Brasil, agora reduzindo custos para softwares, especialmente o BIM”, afirmou o presidente Haroldo Pinheiro. “Queremos tornar possível para escritórios pequenos competir em igualdade de condições com escritórios grandes, de forma legal”, afirmou Roberto Simon, ouvidor-geral do CAU/BR. Para Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP, o acordo abre a possibilidade de aprimorar seus trabalhos a custo menor.
MAIS BENEFÍCIOS
O BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) é um método de trabalho baseado em ferramentas digitais que permitem organizar todas as informações que dizem respeito à construção de um edifício. Cada vez mais, contratantes de todo o mundo vêm exigindo o uso do BIM no desenvolvimento e acompanhamento de projetos arquitetônicos, por causa da facilidade que o sistema traz aos processos de trabalho e à compatibilização de projetos. Clique aqui para saber mais sobre o BIM.
O ARCHICAD Solo tem todo o seu conteúdo é localizado e dentro das normas brasileiras. Traz os objetos e elementos mais utilizados em nosso mercado, com uma biblioteca totalmente paramétrica e integrada, facilitando o fluxo de trabalho e mantendo os arquitetos e urbanistas conectados ao seu projeto o tempo todo, permitindo aumentar a produtividade dos escritórios.
Entre outras vantagens, o programa ArchiCAD 20 Solo oferece:
- Ambiente 3D Realista
- Cortes e Elevações Automáticas
- Desenhos Coordenados
- Documento 3D
- Quantitativos precisos extraídos do modelo
- Gestor de Revisões
- Realidade Virtual com o BIMx e Óculos VR
- Avaliação Energética Integrada
Publicado em 16/12/2016
10 respostas
Bom dia,
esse tipo de parceria não cabe ao CAU-BR e sim às Entidades representativas de classe. Pergunto: quem é o responsável por essas ações?
Prezado conselheiro Eduardo Pasquanelli Rocio,
O responsável pelas ações do CAU/BR é o presidente do Conselho, que sancionou esse acordo de parceria durante a 19ª Reunião Plenária Ampliada, realizada em 15/12/2016, na presença dos conselheiros do CAU/BR e dos presidentes dos CAU/UF.
Colega,
Conforme a lei 12.378/2010
Art. 28. Compete ao CAU/BR:
[…]VI – firmar convênios com entidades públicas e privadas, observada a legislação aplicável; […]
😉
Fico feliz de ver comentários como a da colega Ivone/MT, demonstra que conhece nossa Lei bem como as competências do CAU/BR. Obrigada!
Cássia Abdallah, conselheira federal/MT.
Existe tantos fabricantes de BIM que comercializa aqui no Brasil, inclusive com software mais utilizados por profissionais e estudantes do que este apresentado. Não entendi a razão de republicar (no facebook) uma postagem de dezembro de 2016 e dando foco apenas uma opção.
PARABÉNS AO CAU-BR PELA BELA INICIATIVA ….MAIS GOSTARIA DE FRIZAR A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER PARCERIAS TAMBÉM COM OUTROS SOFTWARES PARAMÉTRIOCS , HAJA VISTA TRABALHOS EM BIM E A PLATAFORMA É COMPOSTA DE VÁRIOS SOFTWARES QUE SE INTERAGEM E ALÉM DO MAIS A CADA DIA SURGEM MAIS OPÇÕES DE SOFTWARES .
ATENCIOSAMENTE, JEFFERSON LUCAS MARQUES
ARQUITETO EURBANISTA
GRANDE ABRAÇO A TODOS DESTA MARAVILHOSA FAMÍLIA.
Pesquisando licenças de bim aqui e cai nessa pagina. Seria muito bom se o CAU incentivasse licenças perpétuas em vez desse aluguel para os arquitetos. Esse modelo é oneroso de mais para pequenos empreendedores
Pois é, verdade! Já que a maioria dos arquitetos trabalham como autônomos, o investimento em softwares é bem pesado. Também estou pesquisando, mas não restam muitas alternativas.
Boa Tarde, aos colegas !!
O que eu vi dos colegas, foi falas de que existem vários, porque não já passa a informação completas ? Quem são esses fabricantes ? Quanto custa ? Qual o melhor dentro da realidade de cada profissional ?
Existem outros programas, O ZWcad chines é barato com licenças perpetuas e faz tudo que os outros fazemn . Não vejo voces falarem nele.