Copenhagen, a vibrante capital da Dinamarca, vai sediar o aguardado 28º Congresso Mundial de Arquitetos entre os dias 3 e 6 de julho. Com o tema “Futuros Sustentáveis – Não deixe ninguém para trás”, o UIA2023CPH espera reunir 10.000 arquitetos(as) de todo o mundo. E o CAU Brasil estará lá, pronto para reafirmar a posição dos(as) arquitetos(as) e urbanistas brasileiros(as) e ampliar sua prestação de serviços no mercado internacional.
Objetivo será buscar novos acordos e parcerias com ordens, conselhos, câmaras e diversos agentes internacionais. Mobilidade profissional, trocas de experiências, concursos internacionais e regulamentação serão temas-chave. O Conselho também vai apresentar suas iniciativas de ATHIS e o Projeto Amazônia 2040, além das atividades previstas no Stand do Brasil no UIA2023CPH.
Serão renovados os memorandos de entendimento com o American Institute of Architects (AIA) e o National Architectural Accrediting Board (NAAB), ambos dos Estados Unidos, e negociados novos acordos a Federação Argentina de Entidades de Arquitetos (FADEA) e os conselhos de Singapura (BAS), Coreia do Sul (KIRA), Irlanda (RIAI) e Canadá (RAIC).
O CAU Brasil também pretende aprofundar as ações estratégicas previstas nos acordos já vigentes com:
- Sociedade de Arquitetos da China (ASC)
- Conselho Superior de Arquitetos da Espanha (CSCAE)
- Câmara Federal de Arquitetos da Alemanha (BAK)
- Conferência dos Arquitetos do Oeste Africano (COA-UEMOA),
- Federação dos Colégios de Arquitetos da República Mexicana (FCARM);
- Regional de Arquitetos do Grupo Andino (RAGA)
- Conselho de Arquitetura da Colômbia (CNPAA)
- Ordem dos Arquitetos de Guiné-Bissau
Todas essas reuniões foram agendadas pela pela Comissão de Relações Internacionais (CRI) do CAU Brasil, coordenada pelo conselheiro Jeferson Navolar e representada em Copenhagen pelo conselheiro Valter Caldana. A delegação do CAU Brasil no evento conta com a presença da presidente Nadia Somekh, dos conselheiros Ricardo Mascarello (coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental), Valter Luis Caldana (coordenador da Comissão de Ensino e Formação e representante da CRI), Ana Cristina Barreiros da Silva (coordenadora da Comissão de Política Profissional) do CAU Brasil; da presidente do IAB, Maria Elisa Baptista; da presidente do CAU/AC, Dandara Lima; e da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Ana Claudia Cardoso, que fará uma palestra na Embaixada Brasileira em Copenhagen.
MAIS EVENTOS
No dia 4 de julho, Ana Claudia fará uma palestra aos(às) arquitetos(as) estrangeiros(as) sobre Arquitetura Brasileira Contemporânea na Região Amazônica. Objetivo será mostrar como o posicionamento dos povos indígenas na Amazônia pode nos ensinar a equilibrar a ocupação humana com os serviços da natureza e fortalecer a relação com as comunidades e aldeias, em vez de criar áreas periféricas inseguras.
Trata-se de um evento paralelo ao Congresso Mundial, promovido pelo CAU Brasil em parceria com a Embaixada e com o Instituto Guimarães Rosa. Antes da palestra será apresentado o Concerto Digital: Villa-Lobos floresta pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
No mesmo dia, o conselheiro Valter Caldana fará uma palestra no evento promovido pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA), “Global Architecture Exchanges (GAE)”.
ARQUITETURA BRASILEIRA NA FRANÇA
Dias antes do UIA2023CPH, a presidente Nadia Somekh e a professora Ana Claudia Cardoso vão participar do evento “Diálogo Franco-Lusófono: Cidades em Tempos de Crises Democráticas e Climáticas”, organizado pela Escola Nacional de Arquitetura Paris Val de Seine. Será nos dias 29 e 30 de junho, em Paris (França).
O evento reunirá pesquisadores francófonos e lusófonos de todo o mundo para discutir políticas urbanas e democracia, habitabilidade das periferias urbanas, perspectivas socioecológicas do periurbano e direito à cidade.
A presidente Nadia Somekh, que também é professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vai falar sobre políticas urbanas e democracia no Brasil. Ana Claudia Cardoso trará o tema da habitabilidade das periferias urbanas na Região Amazônica.
MARCO SUSTENTÁVEL
Com expectativas de acordos internacionais e o compartilhamento de ações, o Congresso Mundial de Arquitetos UIA2023CPH promete ser um marco para a arquitetura sustentável e inclusiva.
O evento é organizado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), em parceria com a Federação dos Arquitetos Dinamarqueses (DAF) e a Associação dos Arquitetos Dinamarqueses (AA). Conta ainda com o apoio da UNESCO, que nomeou Copenhaguen como a Capital Mundial da Arquitetura em 20231.
O CAU Brasil está pronto para deixar sua marca nesse evento global!