O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses entrou na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A confirmação aconteceu nesta sexta-feira (26/07), na 46ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, realizada em Nova Delhi, na Índia.
O Parque Nacional dos Lençóis possui uma área de 155 mil hectares e está inserido na zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. Do total da área do parque, 90 mil hectares são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares. São três municípios que fazem parte do Parque: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
Agora, o Brasil conta com 24 sítios incluídos na Lista de Patrimônio Mundial. No Maranhão, há ainda outros títulos importantes:
– O Centro Histórico de São Luís entrou na lista do Patrimônio Cultural Mundial em 1997, durante uma reunião em Nápoles na Itália, em 1997;
– O Bumba meu boi entrou na lista de Patrimônio Imaterial em 2019, durante uma reunião em Bogotá (Colômbia).
O conselheiro federal Marcelo Machado Rodrigues, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), comemorou o resultado. “Ser referência em Patrimônio pela UNESCO é uma dádiva para o Brasil que o esforço do governo do Maranhão nos dá com muita honra, gratidão e compromisso social com o meio ambiente para a humanidade”, destacou.
Fontes: