Em tempos de COVID-19, o IAB quer ouvir você. Pedimos que responda à pesquisa sobre concursos públicos de projeto de arquitetura e urbanismo e perfil do profissional clicando no link abaixo. Queremos saber sobre como você trabalha e se participaria de concursos públicos de projeto de arquitetura e urbanismo neste momento da Pandemia.
Além disso, esta pesquisa nos permite identificar o perfil básico do profissional que atua com projetos de AU e participa de concursos de projetos Arquitetura, bandeira histórica do IAB, chancelada pela UNESCO.
3 respostas
Prezados (as), boa tarde.
Sugiro incluir na próxima enquete a atribuição profissional de consultoria técnica.
Ótima iniciativa do IAB. Os arquitetos precisam se unir para participar da produção implementação e consolidação de politicas publicas no Brasil (principalmente ligadas a construção civil). Infelizmente a ausência dos arquitetos na política institucional abriu espaço para os engenheiro e construtoras arbitrarem em campos do conhecimento que fogem a sua competência, como consequência os governos constroem com cada vez menos qualidade, as leis de licitação não valorizam o ato de planejar no sentido mais amplo da palavra e abrem margem para a corrupção e descaso com o dinheiro publico, alem de comprometer a paisagem urbana brasileira. Precisamos de alguma maneira nos apresentar a sociedade como profissionais técnicos capacitados a resolvem problemas e não como pessoas que realizam fetiches e megalomania. tornando-nos promotores da qualidade de vida.
Há não muito tempo encontrei uma notícia informando que a prefeitura de Londrina-PR abriu processo seletivo simplificado para contratar somente engenheiros e não arquitetos para serviços típicos de nossa função( EDITAL Nº 211/2019) https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/recursos-humanos/ddh/gpp/teste-seletivo/edital-211-2019/18259-edital-211-2019-1/file
Gabriel, o CAU/BR tem promovido diversas campanhas nacionais e de grande alcance pela valorização profissional. Em dezembro de 2019, a campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 90 milhões de pessoas. A campanha do Dia do Arquiteto é realizada todos os anos desde 2013, sempre em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://caubr.gov.br/todos
O programa Arquitetura para a Vida, produzido pelo CAU/BR, está sendo transmitido três vezes por semana, em rede nacional nas rádios CBN e BandNews. Veja em https://caubr.gov.br/vida/
Essas ações de valorização da profissão tem ajudado o crescimento do mercado de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Em 2018, os profissionais registrados no CAU realizaram 5,4% mais atividades que no ano anterior. Os estados que mais contribuíram para o crescimento do mercado foram São Paulo – 9% mais atividades – e Santa Catarina – 7% mais atividades.
Destaque-se o crescimento cada vez maior das atividades ligadas à Execução de Obras: houve um crescimento de 6,3% em 2018 – o que representa 30.000 execuções de obras a mais que no ano anterior. Em 2017, esse tipo de atividade também cresceu mais que 6% – o dobro da média nacional naquele ano.
Confira essas e muitas outras informações no Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019.
https://caubr.gov.br/anuario2019/
Informamos ainda que a fiscalização é realizada pelos CAU/UF, conforme determina a Lei 12.378/2010. Ao CAU/BR cabe promover as normas gerais de fiscalização e analisar possíveis recursos de processos já julgados pelo CAU/UF.
Saiba mais como funciona a fiscalização dos CAU/UF em https://bit.ly/2kTOUyT
Para fazer uma denúncia, por favor clique em https://bit.ly/2C2zxhH