
A Arquitetura e Urbanismo a serviço do bem-estar social, assim pode ser definido o trabalho da arquiteta e urbanista Patricia Orfila no Tocantins. Atuando como professora na Universidade Federal do Tocantins, Orfila tem pautado seu trabalho na área do planejamento urbano sustentável, na pesquisa e extensão.
Em Palmas a Arquiteta ganhou destaque quando integrou o Comitê em Defesa da Cidade contra a Expansão Urbana, que foi decisivo para não aprovação do projeto de expansão urbana do Plano Diretor da Capital.
Como professora e pesquisadora, Orfila tem se destacado na organização de eventos, seminários, pesquisas, projetos de extensão e publicações nas áreas de regularização fundiária, habitação social e direito a cidade.
Orfila também é militante das causas que dizem respeito à valorização da arquitetura e urbanismo, tendo ocupado a presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil – Seção Tocantins, no biênio 2012/2013, e atuado como conselheira suplente na gestão fundadora do CAU/TO.
“É com satisfação que o CAU/TO homenageia a arquiteta e urbanista Patrícia Orfila no Dia das Mulheres. Além da valiosa contribuição dada no meio acadêmico como professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, a profissional tem sido uma forte militante em prol das questões sociais e urbanas no Tocantins”, declara Joseísa Furtado, presidente do CAU/TO.

Professora Adjunta do Colegiado de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (desde 2005). Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do São Carlos (UFSCar, 2004) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001).
No colegiado de Arquitetura e Urbanismo é responsável pela área de Teoria e História, dedicando-se a docência e pesquisa com temas voltados para a história da arquitetura moderna e contemporânea, no contexto brasileiro e mundial. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Palmas (2012-2013) e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Tocantins (IAB-TO) no Biênio 2012-2013.
Por Samara Martins, Assessora de Comunicação do CAU/TO
= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras
Uma resposta
Agradeço a bela homenagem do CAU BR e afirmo que o reconhecimento de um trabalho social é muito importante, sobretudo para o profissional que valoriza ações voluntárias e defende os principios do amplo direito à cidade.