CAU/BR

Patrimônio Histórico: CAU/BR, CAU/UF e CEAU pelo tombamento do Jóquei Clube de Goiás

 

O Jóquei Clube de Goiás é um dos maiores patrimônios históricos e arquitetônicos da capital. Projetada em 1962 pelo maior nome vivo da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha, a edificação integra o movimento moderno brasileiro, constitui a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense. E agora deverá ser vendido, após decisão da assembleia de sócios. Como forma de garantida a integridade da estrutura da edificação, o CAU/GO protocolou no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) um pedido de tombamento da edificação, impedindo assim que ele seja destruído ou descaracterizado por meio de legislação específica. Saiba mais aqui. 

 

O CAU/BR, os demais CAU/UF e e o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), reunidos na 23ª Plenária Ampliada do CAU/BR, publicaram moção de apoio ao tombamento pedido pelo CAU/GO. “O clube foi projetado em 1962 pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, objeto de concurso público, se apresentando hoje como precioso exemplar do movimento moderno brasileiro e constituinte relevante da paisagem do Centro de Goiânia”, diz o texto.

 

Veja a íntegra abaixo:

 

MOÇÃO DE APOIO AO TOMBAMENTO DO JÓQUEI CLUBE DE GOIÁS

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) e o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), reunidos em 15 de dezembro de 2017 em Brasília, em Plenária Ampliada na qual participaram os conselheiros do CAU/BR, os presidentes dos CAU/UF e o representante do CEAU, reconhecem a importância do Jóquei Clube de Goiás como patrimônio arquitetônico significativa da Arquitetura e apoia o pedido de tombamento deste edifício junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

O Jóquei Clube de Goiás, localizado na Av. Anhanguera, quadra 68, Setor Central, está inserido no perímetro do centro histórico de Goiânia tombado como Patrimônio Histórico Nacional por representar o traçado do plano original da capital, do arquiteto Atílio Corrêa Lima.

 

O clube foi projetado em 1962 pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, objeto de concurso público, se apresentando hoje como precioso exemplar do movimento moderno brasileiro e constituinte relevante da paisagem do Centro de Goiânia. O edifício também faz parte da memória afetiva e da identidade do povo goianiense e, portanto, é merecedor de ações de salvaguarda e proteção que garantam sua permanência no tempo.

 

Os arquitetos e urbanistas brasileiros reconhecem, respeitam e defendem as realizações arquitetônicas e urbanísticas como parte do patrimônio socioambiental e cultural, contribuindo para o aprimoramento deste patrimônio.

Uma resposta

  1. Apoio com veemencia o tombamento da sede do Jockey Clube de Goiania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PLENÁRIAS

CAU Brasil realiza nesta sexta, 19/05, 44a. Plenária Ampliada reunindo conselheiros federais e presidentes

PLENÁRIAS

136ª Plenária Ordinária do CAU Brasil tratará do acordo de cooperação com Portugal

PATRIMÔNIO CULTURAL

Seminário em Ouro Preto traça radiografia da legislação de patrimônio cultural

PLENÁRIAS

Acompanhe ao VIVO: 134ª Plenária Ordinária dias 16 e 17 de março

Skip to content