CATEGORIA

É hoje palestra de Paulo Mendes da Rocha sobre Vilanova Artigas

 

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha faz hoje (01/07) uma palestra sobre João Vilanova Artigas, cujo centenário de nascimento é comemorado neste ano.

 

A palestra, às 20h, no Itaú Cultural,  em São Paulo, antecederá o lançamento do livro “Vilanova Artigas”, editado pela Terceiro Nome, com uma seleção de projetos, desenhos originais e fotos antigas e atuais da obra do arquiteto.

 

O Itaú Cultural abriga também a exposição Ocupação Vilanova Artigas, dedicada a este que é um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Brasil. Instalada em todo o mezanino do instituto e com curadoria compartilhada entre a equipe Itaú Cultural, a sua filha Rosa e o arquiteto Alvaro Razu. A mostra, inaugurada em 24 de junho, ficará aberta para o público até 9 de agosto. Saiba mais, clicando aqui.

 

Considerado o fundador da chamada “escola paulista”, também chamada de “brutalismo paulista”, Artigas teve entre seus discípulos Paulo Mendes da Rocha, Joaquim Guedes e Sérgio Ferro. Saiba mais clicando aqui.

 

A palestra, o livro  e a exposição são algumas frentes do projeto “Artigas 100 anos”, composto também por pela cinebiografia do arquiteto e o site do arquiteto. Clique para acessá-lo.

 

O documentário sobre Artigas foi escrito e dirigido por Laura Artigas, neta do arquiteto, juntamente com Pedro Gorsky. Um dos depoimentos colhidos é de Paulo Mendes da Rocha, para quem Artigas “era como uma força incrível, esse homem inaugural”. Veja abaixo um trecho da entrevista:

 

 

 

Publicado em 01/07/2015.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Que honra termos em nosso país grandes nomes da arquitetura e grandes mestres. VILANOVA ARTIGAS deixou um grande legado. Será sempre uma inspiração a todos Arquitetos.

  2. Esses caras são verdadeiramente arquitetos. Eu os admiro muito. Minha maior consideração, créditos e admiração por Paulo Mendes da Rocha!
    Desses caras, levo mais do que o exemplo da arquitetura, levo também a inspiração do ser. A inspiração pela vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo