CAU/UF

Paulo Mendes da Rocha recebe homenagem do CAU/SP

Paulo Mendes da Rocha recebe homenagem do CAU/SP
Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

 

O dia 24 de novembro de 2016 ficará marcado na história do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Neste dia, o CAU/SP teve a oportunidade de realizar uma singela, porém significativa, homenagem à vida e obra do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha.

 

Para isso, o arquiteto foi recebido na 11ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho, realizada nas dependências do Hotel Comfort Downtown, no centro de São Paulo. Durante a solenidade, o Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, destacou que a homenagem foi um pequeno agradecimento ao expoente da chamada escola paulista de arquitetura, “que orgulha o Conselho e os colegas arquitetos do Estado de São Paulo com o reconhecimento internacional de seu trabalho, que tão bem representa a produção arquitetônica do nosso país”.

 

Paulo Mendes da Rocha destacou que sua formação, como profissional e cidadão brasileiro e latino americano, “só podia dar isso mesmo”. E agradeceu dizendo: “sou um desses frutos. Sendo daqui, se não é caju, é manga. E você não sabe o que é melhor. Posso dizer que não estou constrangido. Não estou muito surpreendido também. É o que havia de se esperar de tudo o que fizemos juntos”.

 

Aos 88 anos, Paulo Mendes da Rocha dedica-se ao exercício criterioso e qualificado da arquitetura, oferecendo seu talento à construção da Arquitetura Paulista e Brasileira. Vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura (2006), somente em 2016, foi premiado também com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, com o Prêmio Imperial do Japão e a RIBA Gold Medal 2017.

 

Ao longo da carreia, já havia recebido o prêmio pela Trajetória Profissional na I Bienal Ibero-Americana de Arquitetura (1998) e o Prêmio Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana pelo projeto do MuBE (1999) e pela Pinacoteca de São Paulo (2000), entre outros.

 

Mendes da Rocha tem entre suas obras mais conhecidas a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o Museu da Língua Portuguesa. Recentemente projetou o Museu dos Coches, em Lisboa (Portugal), e o Cais das Artes, em Vitória/ES.

 

Após a cerimônia na Plenária do CAU/SP, a homenagem seguiu para a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP, onde representantes das entidades de arquitetura brasileiras também puderam prestar homenagem ao arquiteto. Além do IAB-SP, agradeceram pela contribuição de Paulo Mendes da Rocha à profissão representantes da ABAP, ABEA, AsBEA e SASP.

 

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”152″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”150″ thumbnail_height=”100″ thumbnail_crop=”1″ number_of_columns=”5″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ template=”/home/caubr/public_html/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/ngglegacy/view/gallery.php” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″] 

 

 

 

FONTE: CAU/ SP

 

 

Publicado em 25/11/2016

MAIS SOBRE: CAU/UF EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo