O dia 24 de novembro de 2016 ficará marcado na história do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Neste dia, o CAU/SP teve a oportunidade de realizar uma singela, porém significativa, homenagem à vida e obra do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha.
Para isso, o arquiteto foi recebido na 11ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho, realizada nas dependências do Hotel Comfort Downtown, no centro de São Paulo. Durante a solenidade, o Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, destacou que a homenagem foi um pequeno agradecimento ao expoente da chamada escola paulista de arquitetura, “que orgulha o Conselho e os colegas arquitetos do Estado de São Paulo com o reconhecimento internacional de seu trabalho, que tão bem representa a produção arquitetônica do nosso país”.
Paulo Mendes da Rocha destacou que sua formação, como profissional e cidadão brasileiro e latino americano, “só podia dar isso mesmo”. E agradeceu dizendo: “sou um desses frutos. Sendo daqui, se não é caju, é manga. E você não sabe o que é melhor. Posso dizer que não estou constrangido. Não estou muito surpreendido também. É o que havia de se esperar de tudo o que fizemos juntos”.
Aos 88 anos, Paulo Mendes da Rocha dedica-se ao exercício criterioso e qualificado da arquitetura, oferecendo seu talento à construção da Arquitetura Paulista e Brasileira. Vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura (2006), somente em 2016, foi premiado também com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, com o Prêmio Imperial do Japão e a RIBA Gold Medal 2017.
Ao longo da carreia, já havia recebido o prêmio pela Trajetória Profissional na I Bienal Ibero-Americana de Arquitetura (1998) e o Prêmio Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana pelo projeto do MuBE (1999) e pela Pinacoteca de São Paulo (2000), entre outros.
Mendes da Rocha tem entre suas obras mais conhecidas a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o Museu da Língua Portuguesa. Recentemente projetou o Museu dos Coches, em Lisboa (Portugal), e o Cais das Artes, em Vitória/ES.
Após a cerimônia na Plenária do CAU/SP, a homenagem seguiu para a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP, onde representantes das entidades de arquitetura brasileiras também puderam prestar homenagem ao arquiteto. Além do IAB-SP, agradeceram pela contribuição de Paulo Mendes da Rocha à profissão representantes da ABAP, ABEA, AsBEA e SASP.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”152″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”150″ thumbnail_height=”100″ thumbnail_crop=”1″ number_of_columns=”5″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ template=”/home/caubr/public_html/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/ngglegacy/view/gallery.php” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]
FONTE: CAU/ SP
Publicado em 25/11/2016