PRÊMIOS

Pe. Júlio Lancellotti, Estúdio 41, Nuno Ramos e Teatro Vertigem recebem Prêmio APCA

A Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) promoveu, na noite da segunda-feira (28), a festa de entrega de prêmios de sua 64ª edição aos melhores do ano 2020, de forma virtual. Os vencedores da categoria Arquitetura foram: Padre Júlio Lancellotti, Estúdio 41, Nuno Ramos e Teatro da Vertigem. Todos os artistas selecionados receberam seus troféus com antecedência e gravaram mensagens de agradecimento, que foram apresentadas ao longo do evento.
A cerimônia foi previamente gravada no Teatro Sérgio Cardoso. As atrizes Cris Rocha e Nilceia Vicente e a vice-presidente da entidade Edianez Parente foram as apresentadoras do evento. A lista com os vencedores das 10 categorias (Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão) já havia sido divulgada no mês de janeiro. Devido a excepcionalidade desse ano, marcado pela pandemia da Covid-19, a premiação contemplou menos categorias e também optou por uma festa de comemoração online.
Padre Júlio Lancellotti. Foto CC BY 3.0 br
O Padre Júlio Lancelloti, conhecido por seu trabalho assistencial em São Paulo, foi premiado na categoria Urbanidade. Nascido em 27 de dezembro de 1948, o pedagogo e presbítero católico brasileiro exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca(SP). Defensor dos direitos humanos, o padre foi notícia nacional ao remover a marretadas as pedras colocadas sob o Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida, na zona leste da capital paulista, pela Prefeitura de São Paulo, para impedir a permanência da população em situação de rua no local.
O protesto do religioso teve grande repercussão e adesão, o que motivou a aprovação em 31 de março, de um projeto-de-lei que proíbe o emprego de técnicas de “arquitetura hostil” em espaços de uso público. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil  apoia parcialmente o projeto de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES). “Concordamos com o mérito, ou seja, somos contra a instalação de equipamentos urbanos como pinos metálicos pontudos e cilindros de concreto nas calçadas para afastar pessoas, principalmente as que estão em situação de rua”, diz a presidente do CAU Brasil, arquiteta e urbanista Nadia Somekh.
O CAU Brasil, no entanto, julga infeliz  a associação entre arquitetura e hostilidade. “A essência da arquitetura é o acolhimento, então é incongruente falar em arquitetura hostil, foi um termo infeliz cunhado por um jornalista britânico e lamentavelmente adotado no Brasil sem uma visão crítica. O correto, a nosso ver, seria então usar o termo “intervenção hostil”, mais simples de ser assimilado e difundido pela sociedade”, explica a presidente.
Marcha a Re, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem. Imagem via Biennal.

 

O escritor e artista plástico Nuno Ramos, em parceria com o grupo cênico Teatro da Vertigem, elaborou o projeto Marcha à Ré, que foi o escolhido para o prêmio Fronteiras da Arquitetura. Na categoria Obra de Arquitetura, o vencedor foi o Estúdio 41 por seu projeto “Estação Antártica Comandante Ferraz”.

 

A APCA tem origem em 1951 como uma premiação de críticos de teatro. Em 1972, a entidade ampliou o leque de críticos de outras manifestações culturais, como literatura, música, artes visuais, cinema e televisão. Desde 2010, a Associação incorporou os críticos de Arquitetura.

 

Nesta edição, os críticos Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Luiz Recamán, Maria Isabel Villac, Monica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh (arquiteta e urbanista e atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e Renato Anelli foram os responsáveis pelos selecionados da categoria Arquitetura.

 

 

Estação Antártica Comandante Ferraz/Estúdio 41. Foto: @Eron Costin/Estúdio 41

 

MAIS SOBRE: PRÊMIOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo