CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

Foto: Correio Braziliense

 

O Planetário de Brasília Luiz Cruls comemora seu cinquentenário nesta sexta-feira (15/03). O monumento foi projetado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes. A estrutura remete à imagem de um disco voador pousado sobre o gramado do Eixo Monumental e foi desenhada com a ideia de unir o céu e o mar.

 

Inaugurado em 1974, o planetário esteve fechado por 16 anos, entre 2006 e 2013. Em 2023, no entanto, mais de 92 mil pessoas estiveram no local, principalmente estudantes das redes pública e particular, turistas internacionais e de outras unidades da Federação. Para este ano, a expectativa é de que as visitas aumentem.

 

Marcado pela transição do analógico para o digital, no momento as sessões audiovisuais exibidas na cúpula contam com um projetor analógico. Com entrada gratuita, além de ser uma ótima opção de lazer, o espaço oferece programas de divulgação científica, exposições e eventos que ajudam a popularizar a astronomia entre brasilienses de diversas faixas etárias, reconectando as pessoas com o céu, o universo e o cosmo.

 

Quem visita o planetário atualmente embarca em um fascinante centro de conhecimento e exploração científica. Na cúpula, há vídeos acessíveis para os diversos públicos, com linguagem adequada à idade.

 

(Com informações do Correio Braziliense)

MAIS SOBRE: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

Pular para o conteúdo