A Ponte Juscelino Kubitscheck (Ponte JK) foi eleita a 13ª ponte mais bonita do mundo , em um ranking de 27 edificações listadas pela revista Architectural Digest, em parceria com a Condé Nest Travelers.
Desenhada pelo arquiteto carioca Alexandre Chan e com projeto estrutural do engenheiro Mário Vila Verde, a ponte foi entregue à população de Brasília em 2002.
Localizada no Lago Paranoá, sua estrutura tem um comprimento de 1,2 quilômetros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, além de duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres. São quatro apoios com pilares submersos na água e três arcos assimétricos sobre a superfície, o que remete ao movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d´água.
A Ponte JK é a única estrutura brasileira que figura entre as mais bonitas do mundo, segundo a revista eletrônica. Em primeiro lugar no ranking, está a ponte Constitution Bridge ou Ponte Constitucional, situada em Veneza, na Itália. Trata-se de um projeto do arquiteto Santiago Calatrava.
A classificação completa está publicada na edição da revista eletrônica de 4 de julho, no link https://www.architecturaldigest.com/gallery/most-beautiful-bridges-in-the-world.
(Com informações do CAU/BR)