CATEGORIA

Conselhos federais visitam CAU/BR para conhecer Portal da Transparência

Da esquerda para a direta: Raquelson Lins, chefe de Gabinete do CAU/BR; Ailton Rodrigues, presidente do CFO; Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR e Ermensson Luiz Jorg, vice-presidente do CFO (Foto: Emerson Fonseca Fraga – CAU/BR)

 

Com o lançamento do Portal da Transparência do CAU/BR (clique aqui para conhecer), no início de março, alguns conselhos federais começaram a procurar o CAU/BR para conhecer melhor os sistemas e as metodologias utilizadas para divulgação das informações. Em fevereiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) destacou o trabalho do CAU/BR em acórdão que trata das “boas práticas” de transparência de todos os conselhos profissionais do Brasil. O Tribunal elogia o compartilhamento de serviços entre o CAU/BR e todos os CAU/UF, “de forma eficiente e econômica, mediante a divisão de custos”.

 

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Morilhas, reuniu-se com o presidente Haroldo Pinheiro para conhecer as tecnologias usadas no Portal de Transparência, que permitem acesso online às informações de todos os conselhos regionais, e uma maior aproximação com o CAU. “Viemos parabenizar e conhecer o novo Portal, porque ele foi citado pelo TCU como exemplo entre os conselhos pela forma de compartilhamento de serviços, dentro do que o Tribunal chama de boas práticas. O que é positivo nós queremos aprender e adotar. O CFO está, ainda, visitando todos os Conselhos Federais para propor um termo de cooperação entre as instituições e esta visita contou, também, com esse propósito”, afirmou o presidente do CFO.

 

O CAU/BR também recebeu a visita de gestores do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que também queriam conhecer as metodologias usadas. “Gostamos muito do Portal e achamos que ele cumpre muito bem o que promete fazer”, comenta Francette Amorim, líder da área de Processos do CFMV. Já Gustavo Nacif, líder da área de Gestão de TI do CFMV, veio para entender melhor o arranjo administrativo utilizado no portal, de forma que todos os CAU/UF usam o mesmo sistema para processar suas informações de transparência. “Já temos um Portal da Transparência no CFMV, mas a visita serviu para entender os pontos em que o portal do CAU/BR é referencia e verificar se é possível utiliza-los em futuras melhorias do nosso”, relata.

 

Da esquerda para a direita: Lisiane Cardoso (Assessoria de Comunicação), Francette Amorim (Área de Processos), Gustavo Nacif (Gestão de TI), Carla Pena (Área de Projetos) e Ana Célia (Assessoria de Gestão Estratégica) (Foto: CFO)

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) também informou ao CAU/BR que muitos conselhos profissionais os têm procurado para saber como o CAU/BR fez a adaptação do sistema e-SIC Livre, que registra pedidos de informações dos cidadãos. O sistema e-SIC, disponibilizado gratuitamente pelo Governo Federal a todos os órgãos da administração pública. Antes mesmo do lançamento do Portal da Transparência, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ficou sabendo do acórdão do TCU e enviou seu procurador-geral, Alberto Jorge Cabral, para conhecer melhor as ações do CAU/BR.

 

No dia 29 de março foi a vez do Conselho Federal de Administração (CFA) enviar representantes ao CAU/BR para conhecer e entender o Portal da Transparência. Na oportunidade, o jornalista do CAU/BR, Emerson Fonseca Fraga, apresentou o sistema para o coordenador de Informática e o analista de TI do CFA, José Carlos Ferreira e Gabriel Heleno.

 

Da esquerda para a direita: Gabriel Heleno e José Carlos Ferreira, do CFA; e Emerson Fonseca Fraga, Jornalista do CAU/BR e responsável técnico pelo Portal da Transparência (Foto: Anthony Machado – CAU/BR)

 

O presidente do CAU/BR, Haroldo Villar, afirma que todos os conselhos federais que quiserem trocar informações serão bem-vindos. “Como somos um Conselho novo, ficamos felizes com as trocas de experiências e estamos abertos a compartilhamentos, serão sempre bem-vindos”, afirmou.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo