Evento

Porto Alegre recebe Rumos da Arquitetura e Urbanismo nos dias 26 e 27 de agosto

Imagem: Reprodução

Com o objetivo de envolver profissionais de todas as regiões gaúchas em debates que dizem respeito à atuação profissional, a segunda edição de 2024 do Rumos da Arquitetura e Urbanismo acontece na cidade de Porto Alegre, nos dias 26 e 27 de agosto.

Nesta edição, o evento debate patrimônio histórico, planejamento urbano e ambiental, ética e exercício profissional. Segundo a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), Andréia Ilha, o Rumos busca “ouvir os colegas e levar para todas as regiões do estado os assuntos em permanente debate dentro do CAU para alinhar teoria e a prática nas formulações das políticas profissionais”.

Durante os dois dias do evento, o furgão do CAU Mais Perto estará na Fábrica do Futuro, local que concentra a maioria das atividades, para oferecer atendimento e coleta biométrica.

Caminhada do Patrimônio

No primeiro dia de programação, o evento convida os participantes para o “Caminhos Operários“, uma caminhada pelos 3º e 4º Distritos de Porto Alegre, nos bairros Floresta e São Geraldo. O roteiro percorre espaços de trabalho, lazer, moradia e militância ocupados pela classe trabalhadora no início do século XX.

O evento é resultado da parceria do Centro de Memória CAU/RS com o Curso de Extensão “Caminhos Operários em Porto Alegre”, oferecido pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, coordenado pelo professor e historiador Frederico Duarte Bartz. Além do professor Bartz, a caminhada também será conduzida pelo coordenador da Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/RS (CPC), José Daniel Craidy Simões.

Sessão de autógrafos

O Rumos marcará o lançamento de cinco obras com o selo Coleções CAU/RS. Com distribuição gratuita dos livros aos participantes, a sessão de autógrafos com os autores acontecerá no primeiro dia do evento (26), a partir das 18h, na Fábrica do Futuro (Bairro Floresta).

Confira:

• Nenhuma Casa Sem Banheiro e Casa Saudável – Contribuições do CAU/RS para a implementação da Lei de ATHIS | CAU/RS – GATHIS
• A construção do programa do CAU/RS que virou programa de Estado.
• Arquitetura (popular) luso-brasileira | Günter Weimer
• Um resgate sobre a influência da arquitetura popular portuguesa no Brasil, do período colonial até os dias atuais.
• Christiano de La Paix Gelbert e a Arquitetura da Divisão de Obras de Porto Alegre (1925 a 1953) | Taísa Festugato
• O livro relaciona e analisa obras desenvolvidas pela Divisão de Obras da Prefeitura de Porto Alegre entre os anos de 1923 e 1953, período em que foi chefiada pelo arquiteto Christiano de La Paix Gelbert.
• Estruturas e Coberturas em Tijolo Armado, Construção e Dimensionamento | Alberto Ovídio Brizolara
• Uma obra que permite o aprofundamento na técnica que se tornou marca registrada do arquiteto uruguaio-brasileiro.
• Por um conceito atualizado de Arquitetura: revolução social e revolução arquitetônica | Edgar Graeff (in memoriam) / consultor Paulo Bicca
• Concluída em 1990, a publicação póstuma conta a trajetória intelectual do arquiteto e professor Edgar Graeff, enquanto historiador e teórico da arquitetura.

Até agora, já foram realizadas 14 edições nas regiões Sul, Centro e Fronteira, Norte, Serra e Vales. A primeira do ano aconteceu em Capão da Canoa. Em setembro, o Rumos acontece em Pelotas e Passo Fundo recebe a última edição do ano, em novembro.

O evento é totalmente gratuito. Confira a programação no site do CAU/RS.

(Com informações do CAU/RS)

MAIS SOBRE: Evento

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bienal de Arquitetura Latino-americana 2025: chamada aberta para jovens arquitetos brasileiros

CAU/SP participará de edição local da CASACOR em Ribeirão Preto

CAU/PI convida para palestra sobre eficiência de estruturas de concreto armado

Pular para o conteúdo