Uma jovem arquiteta e urbanista está revolucionando a gestão municipal na região metropolitana de Curitiba. A prefeita Karime Fayad, de 32 anos, vem colocando em prática os princípios da Arquitetura e Urbanismo na cidade de Rio Branco do Sul junto com uma equipe de mais 11 arquitetos e urbanistas.
“É uma experiência difícil, mas incrível. Ser arquiteta e urbanista ajuda muito, até porque no Paraná temos grandes referências como Jaime Lerner e Rafael Greca”, afirma Karime. Ela foi uma das centenas de prefeitos que marcou presença no stand do CAU Brasil na Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Graças a esse trabalho, a Prefeitura de Rio Branco do Sul já está executando dois projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), um com financiamento do CAU Brasil e o outro do CAU Paraná. O projeto do CAU Brasil aconteceu por meio do Edital de ATHIS, e está capacitando mulheres para realizarem melhorias habitacionais.
O Projeto Morar Bem fornece conhecimento e material para que a população, principalmente donas de casa, possa identificar e reparar problemas em sua moradia e comunidade.
Saiba mais no vídeo abaixo:
A vocação política de Karime apareceu antes da paixão pela Arquitetura. “Na faculdade, quando comecei a entender melhor o que era o Urbanismo, me deu um clique”, diz. Depois, ela se especializou em Gestão Urbana e Direito à Cidade e concluiu o mestrado em Planejamento Urbano.
Candidatou-se pela primeira vez em 2016, mas não foi eleita. Em 2018, virou deputada estadual suplente, até que em 2020 venceu a disputa pela Prefeitura e pôde começar a colocar em prática o que aprendeu na faculdade. “Em uma cidade marcada negativamente na política, uma mulher arquiteta está enfrentando os antigos padrões e fazendo muita mudança na prática”, afirma o presidente do CAU Paraná, Milton Zanelatto.

Segundo ele, a cidade de Rio Branco do Sul deverá sediar uma experiência-piloto promovida pelo CAU Paraná em parceria com o Governo do Estado. Trata-se de um projeto de ATHIS baseado na experiência do Cheque-Moradia, onde as famílias em situação de vulnerabilidade terão crédito para compra de materiais de construção e assistência de arquitetos e urbanistas para os projetos.
Conheça mais sobre a prefeita Karime Fayad clicando aqui.