CIDADES

Prefeita, arquiteta e urbanista: Conheça Karime Fayad, que está revolucionando a gestão municipal

 

Uma jovem arquiteta e urbanista está revolucionando a gestão municipal na região metropolitana de Curitiba. A prefeita Karime Fayad, de 32 anos, vem colocando em prática os princípios da Arquitetura e Urbanismo na cidade de Rio Branco do Sul junto com uma equipe de mais 11 arquitetos e urbanistas.

 

“É uma experiência difícil, mas incrível. Ser arquiteta e urbanista ajuda muito, até porque no Paraná temos grandes referências como Jaime Lerner e Rafael Greca”, afirma Karime. Ela foi uma das centenas de prefeitos que marcou presença no stand do CAU Brasil na Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

 

A prefeita Karime Fayad (ao centro) com os conselheiros do CAU Brasil

 

Graças a esse trabalho, a Prefeitura de Rio Branco do Sul já está executando dois projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), um com financiamento do CAU Brasil e o outro do CAU Paraná. O projeto do CAU Brasil aconteceu por meio do Edital de ATHIS, e está capacitando mulheres para realizarem melhorias habitacionais.

 

O Projeto Morar Bem fornece conhecimento e material para que a população, principalmente donas de casa, possa identificar e reparar problemas em sua moradia e comunidade.

 

Saiba mais no vídeo abaixo:

 


A vocação política de Karime apareceu antes da paixão pela Arquitetura. “Na faculdade, quando comecei a entender melhor o que era o Urbanismo, me deu um clique”, diz. Depois, ela se especializou em Gestão Urbana e Direito à Cidade e concluiu o mestrado em Planejamento Urbano.

 

Candidatou-se pela primeira vez em 2016, mas não foi eleita. Em 2018, virou deputada estadual suplente, até que em 2020 venceu a disputa pela Prefeitura e pôde começar a colocar em prática o que aprendeu na faculdade. “Em uma cidade marcada negativamente na política, uma mulher arquiteta está enfrentando os antigos padrões e fazendo muita mudança na prática”, afirma o presidente do CAU Paraná, Milton Zanelatto.

 

O presidentes do CAU/PR, Milton Zanelatto, com a prefeita Karime Fayad

 

 

Segundo ele, a cidade de Rio Branco do Sul deverá sediar uma experiência-piloto promovida pelo CAU Paraná em parceria com o Governo do Estado. Trata-se de um projeto de ATHIS baseado na experiência do Cheque-Moradia, onde as famílias em situação de vulnerabilidade terão crédito para compra de materiais de construção e assistência de arquitetos e urbanistas para os projetos.

 

Conheça mais sobre a prefeita Karime Fayad clicando aqui.

MAIS SOBRE: CIDADES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

Pular para o conteúdo