A Prefeitura está convidando todos a fazerem parte do calendário oficial de 2020, quando a cidade será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. O Diário Oficial do Município publicou na última segunda-feira, 11 de novembro, um chamamento público abrindo espaço para que a população apresente propostas de eventos culturais ligados à arquitetura, ao urbanismo ou à discussão sobre as cidades do futuro.
“No próximo ano, a cidade será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e, com isso, atrairá olhares de todo o mundo e maior visibilidade para os projetos associados. Essa convocação vai contribuir para a geração de empregos e movimentar a economia criativa. Convido todos os produtores culturais a participar do chamamento do Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura” afirmou o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder.
Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Cultura inicia a capacitação de produtores culturais independentes nas zonas Norte e Oeste, nas Lonas Culturais e nas Arenas Cariocas. Serão feitas apresentações sobre o título inédito concedido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos. Caso aprovados, os projetos receberão apoio institucional, com direito a usar as logomarcas Rio 2020 e do congresso, além de uma carta de apoio. Com ela, o produtor poderá buscar viabilizar sua iniciativa.
“O Rio de Janeiro será o epicentro da arquitetura no mundo no próximo ano. Queremos que todos façam parte deste momento em que será discutido o futuro dos espaços urbanos” afirma Valéria Hazan, vice-presidente do Conselho Rio 2020.
Confira abaixo vídeo institucional da campanha:
Um calendário de atividades além do oficial
O objetivo é que o calendário oficial de 2020 inclua não só as instituições que tradicionalmente atuam na área, mas também os produtores culturais independentes. Será um ano inteiro de atividades cujo principal evento será o 27° Congresso Mundial de Arquitetos que deverá reunir em julho cerca de 15 mil profissionais de todo o mundo.
“O Congresso Mundial de Arquitetos é realizado a cada três anos como o maior evento da arquitetura do mundo. Nunca ocorreu no Brasil e, na América Latina, só há 42 anos, quando o país sede foi o México. Com o tema ‘Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21’, queremos refletir sobre desafios contemporâneos, sobretudo no que se refere à diversidade social e cultural. É um evento global, que pretende construir agendas positivas a partir de um intenso diálogo com a sociedade. E esse diálogo começa justamente com a programação complementar que já está em desenvolvimento e se estenderá por todo o ano de 2020” destaca Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do congresso.
Saiba mais sobre o Rio Capital Mundial da Arquitetura
O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.
UIA 2020 RIO
Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.