CAU/UF

Prefeitura de São Paulo concede medalha a grandes arquitetos

A arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992), e os arquitetos João Vilanova Artigas (1915-1985) e Paulo Mendes da Rocha são os agraciados deste ano com a Medalha “25 de Janeiro”, concedida pela Prefeitura de São Paulo durante o aniversário da cidade.

 

No ano passado, o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini (1924-2013) e a artista plástica Tomie Ohtake foram os homenageados. Em 2013, foi a vez do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), também postumamente.

 

Niemeyer projetou alguns dos “cartões-postais” mais conhecidos da cidade, como o edifício Copan e o Memorial da América Latina, entre outros.

 

Em São Paulo, Lina Bo Bardi é conhecida principalmente pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo (MASP); no caso de Artigas, uma de suas obras mais representativas na cidade é o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).

 

Já Mendes Rocha é o autor, entre tantos projetos, do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE).

 

Instituída em 2009, a Medalha “25 de Janeiro” é uma forma de reconhecimento àqueles que prestaram contribuições científicas e culturais relevantes à cidade de São Paulo.

 

A cerimônia de entrega aconteceu no último domingo (25/01) durante o aniversário de 461 anos da capital, na sede da Prefeitura, com a presença de convidados, incluindo um representante do CAU/SP.

 

DOCUMENTÁRIO – Em comemoração ao centenário de nascimento de Vilanova Artigas, está sendo um produzido um documentário sobre a vida e a obra do arquiteto. A produção do filme liberou um pequeno trecho em que Paulo Mendes da Rocha fala do saudoso colega. Assista aqui. 

 

Paulo Mendes da Rocha
Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, um dos homenageados com a Medalha “25 de Janeiro”.
Foto: Joca Duarte.

Publicado em 26/01/2015. Fonte: CAU/SP.

MAIS SOBRE: CAU/UF

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

CAU/UF

Profissionais debatem os desafios das arquitetas e arquitetos negros

Pular para o conteúdo