A arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992), e os arquitetos João Vilanova Artigas (1915-1985) e Paulo Mendes da Rocha são os agraciados deste ano com a Medalha “25 de Janeiro”, concedida pela Prefeitura de São Paulo durante o aniversário da cidade.
No ano passado, o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini (1924-2013) e a artista plástica Tomie Ohtake foram os homenageados. Em 2013, foi a vez do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), também postumamente.
Niemeyer projetou alguns dos “cartões-postais” mais conhecidos da cidade, como o edifício Copan e o Memorial da América Latina, entre outros.
Em São Paulo, Lina Bo Bardi é conhecida principalmente pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo (MASP); no caso de Artigas, uma de suas obras mais representativas na cidade é o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).
Já Mendes Rocha é o autor, entre tantos projetos, do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE).
Instituída em 2009, a Medalha “25 de Janeiro” é uma forma de reconhecimento àqueles que prestaram contribuições científicas e culturais relevantes à cidade de São Paulo.
A cerimônia de entrega aconteceu no último domingo (25/01) durante o aniversário de 461 anos da capital, na sede da Prefeitura, com a presença de convidados, incluindo um representante do CAU/SP.
DOCUMENTÁRIO – Em comemoração ao centenário de nascimento de Vilanova Artigas, está sendo um produzido um documentário sobre a vida e a obra do arquiteto. A produção do filme liberou um pequeno trecho em que Paulo Mendes da Rocha fala do saudoso colega. Assista aqui.

Foto: Joca Duarte.
Publicado em 26/01/2015. Fonte: CAU/SP.
Uma resposta
Parabéns a iniciativa da Prefeitura!