PRÊMIOS

Premiação IAB 2023 divulga lista com 12 projetos premiados em quatro categorias

A diretoria nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou os ganhadores da Premiação IAB 2023. Foram 12 projetos premiados em quatro categorias: Cultura Arquitetônica, Edificações e Projetos, Interiores e Design e Urbanismo, Planejamento e Cidades.

 

Com quase 500 propostas em todo o país inscritas na primeira fase, 111 foram selecionadas para participar da etapa nacional. Os projetos premiados serão indicados para o concurso da Bienal Panamericana de Arquitetura Quito, evento que acontece entre os dias 18 e 22 de novembro.

 

De acordo com o diretor cultural do IAB, Pedro Rossi, a premiação é uma importante representação social. “O Prêmio é um retrato da produção arquitetônica e da produção de cidades realizada nos últimos anos no Brasil. Então é muito importante porque ilustra e materializa essa produção contemporânea, tanto intelectual quanto projetual relacionada aos arquitetos e urbanistas do Brasil”.

 

Rossi ainda destacou a importância da iniciativa para a valorização do trabalho da categoria. “Essa premiação valoriza a produção dos arquitetos, valoriza a profissão, fazendo com que esse trabalho seja divulgado de maneira ampla e abrangente. Para as próximas edições, há previsão de que o número de categorias seja estudado, da mesma forma como a quantidade de vencedores e propostas premiadas também seja diferente”, completa.

 

Conheça os premiados.

 

Categoria Cultura Arquitetônica

“Casa da Carnaúba de Várzea Queimada”, da Rosenbaum Arquitetura Design, vencedora na Etapa Estadual do IAB/CE.

 

 

O livro “Avenida Brasil, rodovia metropolitana: Por um estatuto contemporâneo do espaço infraestrutural“, de Pedro Barreto de Moraes, premiado na Etapa Estadual do IAB/RJ.

 

 

O livro “Arquitetura Brasileira do Século XX – Ensaios para uma História Outra“, de Ricardo de Souza Rocha, reconhecido na Etapa Estadual do IAB/RJ.

 

 

Categoria Edificações e Projetos

“Túnel do Tempo“, desenvolvido pela Tempo Arquitetos, reconhecido na Etapa Estadual do IAB/RS.

 

 

“Centro de Referência das Quebradeiras de Babaçu“, do Estúdio Flume, reconhecido na Etapa Estadual do IAB/MA.

 

 

“Terminal Intermodal Gentileza“, idealizado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e desenvolvido pela RAF Arquitetura, que recebeu destaque na Etapa Estadual do IAB/RJ.

 

 

Categoria Interiores e Design

“Banco Parabolóide Hiperbólico“, concebido por Victor Puccini de Camillo, foi laureado com o prêmio na Etapa Estadual do IAB/MS.

 

 

“Apartamento MG“, elaborado pelo escritório Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados e reconhecido na Etapa Estadual do IAB/RJ.

 

 

“Apartamento Green Park“, concebido pelo Coletivo de Arquitetos e laureado na Etapa Estadual do IAB/SE.

 

 

Categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades

“Parque Pavuna“, situado na Zona Norte do Rio de Janeiro, elaborado pela Embyá Paisagens e Ecossistemas.

 

 

“Quando vamos começar o ontem: projeto urbano de vida articulada na Tapera“, elaborado por Rafael Magno de Moraes para a região da Tapera, em Florianópolis, SC.

 

 

Projeto “Guaicuri“, em São Paulo, SP, desenvolvido pela Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo, vencedor na Etapa Estadual do IAB/SP.

 

 

(Com informações IAB)

MAIS SOBRE: PRÊMIOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo