DIA DO ARQUITETO

CAU/SC entrega Prêmio Legado para três profissionais em celebração do Dia do Arquiteto

Imagem: CAU/SC

Um dos momentos especiais da noite de celebração do Dia do Arquiteto e Urbanista foi o Prêmio Legado 2024. Criado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, ele foi entregue para profissionais que contribuíram para o desenvolvimento técnico científico da Arquitetura e Urbanismo em Santa Catarina.

O Prêmio Legado CAU/SC é uma homenagem promovida pela gestão do CAU/SC, por meio do presidente Carlos Alberto Barbosa, com o intuito de reconhecer e valorizar os profissionais que, com suas trajetórias, dedicações e talentos, contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo em Santa Catarina. A gestão atual tem a valorização da arquitetura e do urbanismo do estado um dos principais objetivos. Este prêmio celebra a importância da preservação e valorização de nomes que marcaram a história da arquitetura catarinense, pessoas cuja atuação deixou um legado de grande impacto na formação de nossa paisagem urbana e no aprimoramento da qualidade de vida das pessoas.

Ações como o Prêmio Legado reforçam a necessidade de olhar para o futuro com mais responsabilidade social, acessibilidade e sustentabilidade. “Ao homenagearmos nomes como os de Fernando da Cunha Carneiro, Nelson Saraiva da Silva e Wilson Jesus Cunha Silveira, estamos não apenas reconhecendo o que foi feito, mas também afirmando o compromisso com a construção de um futuro cada vez mais inclusivo, humano e igualitário, onde a boa arquitetura e o urbanismo de qualidade sejam instrumentos fundamentais na promoção do bem-estar social. Pelo Prêmio Legado, o CAU/SC reafirma seu papel em preservar a história da profissão, enquanto projeta um futuro mais rico e acessível para todos”, enfatiza o presidente.

Conheça os três profissionais homenageados

Fernando da Cunha Carneiro

Imagem: presidente Carlos Alberto Barbosa entregou a placa do Prêmio Legado CAU/SC 2024 para Fernando Jorge da Cunha Carneiro

– Nasceu em Araranguá no dia 27 de junho de 1931, atualmente tem 93 anos e 67 foram dedicados a projetos arquitetônicos. Ainda é atuante, mas não assina mais projetos.
– Entrou em 1950 no curso de Arquitetura, por meio da Escola de Engenharia de Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
– Primeiro arquiteto de Criciúma e o primeiro catarinense com título exclusivo de Arquiteto e Urbanista.
– Em 1955 abriu seu próprio escritório e já conta com mais de 2 mil obras assinadas por ele. Os primeiros projetos foram o prédio Alcino Zanatta, a casa do Rubens Costa e a casa do Thadeu Silvestre. Porém, o arquiteto ergueu residências, edifícios, prédios comerciais, supermercados, igrejas, escolas, espaços públicos, monumentos e clubes.
– Foi incluído no livro da Asbea SC com patrocínio do CAU/SC – Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense – Arquitetura Moderna.
-Aos 93 anos, Fernando Jorge da Cunha Carneiro é sócio titular do escritório Carneiro e Arquitetos Associados, que administra ao lado do filho Maurício da Cunha Carneiro e da neta Júlia Carneiro Lucchese.

Nelson Saraiva da Silva (em memória)

Imagem: filho e neta de Nelson Saraiva da Silva (em memória) receberam o Prêmio Legado CAU/SC

– Natural de Bagé (RS), Nelson se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1968.
– Ingressou como docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC em 1979, quando se mudou para Florianópolis.
– Sua atuação em empresas e escritórios de prestígio nacional possibilitou o projeto e construção de muitos edifícios e lugares de grande qualidade. Junto às Centrais Elétricas do Sul do Brasil-SA, onde trabalhou de 1979 a 1991, desenvolveu diversos projetos de acampamentos de obra, cidades e vilas, conjunto onde se destaca o processo de relocação da cidade de Itá-SC, trabalho que envolveu muitos anos de sua carreira e que obteve o prêmio Cubo de Plata na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires de 1989.
– Foi vencedor de diversos concursos nacionais de Arquitetura e Urbanismo, atividade a que se dedicava apaixonada e sistematicamente.
– Em termos de ensino, atuou na Universidade de Brasília de 1970 a 1972, na Universidade Federal de Santa Catarina, de 1979 a 2009 e na Universidade do Vale do Itajaí de 2009 a 2019, sempre como professor de Projeto Arquitetônico.
– Além do ensino de projeto, nestas instituições orientou diversos trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e conduziu atividades de extensão, como a 1ª. Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis e o Projeto Vita et Otium, que problematizou e levantou possibilidades de planejamento territorial para o Litoral Catarinense.
– Faleceu em 11 de agosto de 2024.

Wilson Jesus Cunha Silveira

– Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).
– Atualmente é professor aposentado.
– Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, arquitetura, habitações, projeto de arquitetura, tecnologia da arquitetura e avaliação de projetos.

(Com informações do CAU/SC)

MAIS SOBRE: DIA DO ARQUITETO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Menção honrosa marca premiação aos vencedores do Concurso Tripartite

CAU/RJ comemora Dia do Arquiteto com sessão solene no Palácio Tiradentes

Dia do Arquiteto e urbanista é celebrado no Fórum de Conselhos Federais

Pular para o conteúdo