ARQUITETOS EM DESTAQUE

Prêmio Mies Crown Hall: Arquitetos brasileiros garantem duas vagas entre finalistas

 

Foto: Flagrante / Romullo Fontenelle

 

O Prêmio Mies Crown Hall Americas de 2018 vai chegando ao seu momento final, e os arquitetos e urbanistas brasileiros seguem entre os destaques da competição, que reconhece os trabalhos arquitetônicos mais importantes construídos nos continentes da América do Norte e do Sul. Em março, foram anunciados anunciou os 31 projetos de destaque, escolhidos entre 200 indicações. Na ocasião, havia nada menos que 12 projetos brasileiros na lista. Leia aqui. 

 

Agora o Prêmio MCHAP divulgou os seis finalistas, e dois projetos brasileiros estão na grande final: o Instituto Moreira Salles, em São Paulo, realizado por Andrade Morettin Arquitetos Associados, e o Sesc 24 de Maio, realizado por Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos. Todos foram concluídos entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017. Os textos descritivos, fornecidos pelo júri do MCHAP, celebram os méritos de cada projeto. Confira!

 

O grande vencedor do Prêmio MCHAP, organizado pela Faculdade de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois (Chicago), receberá US$ 50.000 para financiar pesquisas e uma publicação, além de serem reconhecidos como Presidentes Honorários da MCHAP em Chicago. A premiação acontece no S.R. Crown Hall, obra Mies van der Rohe, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX e que dá nome ao prêmio.

Foto: Flagrante / Romullo Fontenelle.

 

O Instituto Moreira Salles, em São Paulo (foto acima), foi projetado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados. “Este edifício cultural – com galerias, biblioteca e cinema – na icônica Avenida Paulista de São Paulo, traz a experiência do espaço público para sua estrutura”, diz o júri do Prêmio.

 

 

Foto: Matheus José Maria

 

Já o Sesc 24 de Maio, também em São Paulo, é de autoria de Paulo Mendes da Rocha e do escritório MMBB Arquitetos. “No coração do denso, mas frágil centro histórico de São Paulo, esta instituição oferece instalações de lazer, esportes e de saúde – incluindo uma piscina na cobertura – para membros de sua associação, todos conectados por uma generosa rampa que passa pelos onze pavimentos aberta para todos.”

 

Veja a lista completa dos indicados aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

PRÊMIOS

União Internacional de Arquitetos: Prêmio UIA 2030 busca projetos de desenvolvimento sustentável

Pular para o conteúdo