CAU/BR

Presidente do CAU/BR participa de live dedicada a inclusão de mulheres na indústria da construção

Live foi realizada no dia 7 de março, antecedendo o Dia Internacional da Mulher

 

Uma nova parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi estabelecida ontem (7), durante a live Quintas da CBIC, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março.

 

Na live que tratou dos “Avanços e desafios para a inclusão da mulher na indústria da construção”, a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, defendeu que a colaboração dos atores do setor da construção pode se transformar em uma corrente auspiciosa, com ações positivas para as mulheres de todo o Brasil.

 

Ao citar o déficit habitacional de 5,8 milhões de domicílios no país e que mais de 12 milhões de famílias precisam de melhorias em suas habitações, segundo dados do IBGE, Patrícia Sarquis destacou que o CAU há muito tempo vem trabalhando junto ao Poder Público com a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), que tem como um dos seus fundamentos o direito humano à moradia. “Vejo um mar de oportunidade para as nossas mulheres atuarem com pequenas reformas e com melhorias e só uma rede colaborativa pode fazer isso acontecer”, reforçou.

 

Em resposta à proposta do CAU/BR, o presidente da CBIC, Renato Correia, mencionou que a parceria já está firmada. “O Conselho de Arquitetura e Urbanismo é uma entidade muito importante para solução das questões das nossas cidades. Estamos muito felizes com a oportunidade da sua liderança, no CAU, para avançar nessas pautas, que são importantes para o país”, salientou o dirigente.

 

Correia relatou o resultado da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) com a Brain Inteligência Estratégica, que aponta o reflexo na felicidade, na segurança e na autoestima das pessoas que receberam habitação de qualidade mais apropriada. Nela, os respondentes indicaram que quitam seus imóveis entre 12 e 15 anos, quando o tempo de financiamento médio é de 35 anos. “O ambiente potencializa o desenvolvimento econômico em números”, disse o presidente da CBIC, ao reforçar que a Câmara Brasileira e o CAU fazem, juntos, um papel muito importante, principalmente na habitação de interesse social.

 

Aumento das mulheres na liderança

Durante o Quintas da CBIC, a presidente do CAU/BR salientou que a liderança não é um cargo essencialmente masculino. “Líder é líder. Quando você se posiciona como líder, independentemente de ser homem ou mulher, vai ter a sua voz ouvida. É falar de forma clara, assertiva, objetiva”, afirmou, completando que a participação das mulheres na direção de entidades vem crescendo.

 

Sobre o projeto Elas Constroem, promovido pela CBIC, a vice-presidente da área de Responsabilidade Social da entidade, Ana Cláudia Gomes, informou que, no momento, o trabalho está direcionado a preparar mulheres líderes. “O projeto trata de igualdade de oportunidade e nunca de competição, principalmente no momento de muita oportunidade de um apagão de mão de obra, quando a gente precisa de pessoas qualificadas”, disse, ressaltando que preparar mulheres líderes resulta em crescimento mais rápido. “Quando há uma mulher que está liderando, ela pensa diferente e gera ações, projetos e oportunidades diferentes, porque tem a sensibilidade e sabe os desafios que mulheres passam”.

 

Já a presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Fluminense (Sinduscon-SF), Elissandra Cândido, ressaltou a importância de as profissionais enfrentarem a cultura existente no setor, ocupado em sua grande parte por homens, para uma maior inserção na indústria da construção. “Há uma carência das mulheres capacitadas e com coragem de romper a bolha”, frisou, destacando a importância da capacitação para que mais mulheres ocupem postos de direção nas entidades e nas empresas.

 

Não conseguiu assistir a live? Acesse este link e confira na íntegra!

 

 

MAIS SOBRE: CAU/BR

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo