O Governo Federal publicou nesta segunda-feira (22) o decreto que cria a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Modelagem de Informação da Construção). Como membro do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (CE-BIM), a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, esteve hoje no Palácio do Planalto representando os(as) arquitetos(as) e urbanistas no lançamento da nova política industrial brasileira. A nova presidente do CAU/BR possui MBA na área de BIM e atua como consultora da indústria.
O objetivo do Decreto da Nova Estratégia BIM é impulsionar o uso da tecnologia BIM no Brasil, resultando em redução de custos e de tempo de obras, além de contribuir para a descarbonização do setor de construção. Estratégia está integrada ao Novo PAC, que prevê a implementação do BIM nas principais obras e a capacitação de profissionais e gestores públicos. Decreto da Nova Estratégia BIM foi lançado como parte da Nova Indústria Brasil (NIB), plano do Governo Federal estimular o desenvolvimento do setor industrial brasileiro, com investimentos da ordem de R$ 300 bilhões até 2026.
A estratégia BIM já estava prevista em decreto de 2019, mas agora foi atualizada para incorporar novos atores e as novas diretrizes governamentais, que incluem preocupações com a sustentabilidade e com a industrialização do setor. A ideia é que o Governo Federal, como grande comprador de serviços de Arquitetura e Engenharia, tem a capacidade de estimular e disseminar o uso do BIM por todo o mercado.
BIM é a sigla em inglês para “Building Information Modelling” – em português, Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais da obra, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção.
Confira abaixo uma lista com informações importantes para arquitetos e urbanistas que pretendem trabalhar com a plataforma, como aumento da eficiência, valorização da profissão e exigências dos contratantes.
Sete coisas que arquitetos e urbanistas precisam saber sobre a tecnologia BIM