EVENTOS

Presidente e conselheiro do CAU Brasil participarão de debate sobre a revisão do Plano Diretor de São Paulo

Área central da capital paulista

Movimentos urbanos de bairros e de moradia, munícipes de São Paulo, especialistas em urbanismo, ambiente e saúde, estarão reunidos no Seminário Plano Diretor Estratégico (PDE): Impactos e Transformações Urbanas, a ser realizado em 20 de março de 2023, segunda-feira, das 10h às 19h, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

 

O evento visa dar publicidade e apresentar no âmbito do legislativo municipal a perspectiva da população sobre os problemas pelos quais passa a cidade na visão de seus moradores e de especialistas, tendo em vista a chegada do documento proposto pelo Executivo, a minuta da Revisão do Plano Diretor, junto a Câmara Municipal de São Paulo.

 

Nadia Somekh, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, e o conselheiro federal Valer Caldana participarão com especialistas convidados.  Em entrevistas e artigos recentes, a arquiteta e urbanista tem dito que a revisão do Plano Diretor de São Paulo “talvez seja a última oportunidade para se discutir mitos e verdades sobre a regulação urbana da cidade que impactam na vida de sua população, como a  convivência de uma cidade formal, cada vez mais verticalizada,  com um mar de moradias precárias nas periferias urbanas”.

 

“A verticalização é um grande passo na solução do aproveitamento do espaço, no entanto, o modo como ela se deu em São Paulo contribuiu para que a cidade nunca concretizasse um projeto de urbanidade consistente.  O que está ocorrendo é a continuidade da elitização da produção imobiliária iniciada no final dos anos 1950, com edifícios residenciais de alto padrão, apartamentos para poucos moradores, voltados para um novo rentismo “airbnb”, o que não significa, portanto, densidade alta”.

 

“Em resumo, o processo de verticalização de São Paulo excluiu dos mais pobres a possibilidade de morar em apartamentos, em especial naárea central, o que ocasionou a produção de loteamentos periféricos irregulares e moradias precárias. O Plano Diretor não pode olhar apenas para a “cidade formal”, tem que induzir o resgate deste passivo imenso”, afirma Nadia Somekh.

 

O Seminário tem como objetivo dar voz aos movimentos de bairro e de moradia que através de suas experiências apresentarão sua visão sobre as transformações urbanas provocadas pelo PDE, com reivindicações e propostas para a qualificação urbana. E propõe iniciar o debate sobre a revisão, tendo em vista que até o final de março de 2023 a Câmara Municipal de São Paulo deverá receber o documento do Executivo, sendo que os vereadores acolham as necessidades dos movimentos de bairro e de luta por moradia na cidade em suas decisões. A iniciativa é do  Movimento Pró-Pinheiros e do Gabinete do Vereador Eliseu Gabriel.

 

Desigualdade social em São Paulo

 

Em três mesas redondas e uma mesa de abertura, os participantes discutirão a São Paulo que querem, histórico e impactos do PDE, a transformação x destruição de bairros, como ficam as habitações populares, o que aconteceu nesse processo, que lições podemos aprender e, finalmente, as propostas dos cidadãos e dos movimentos de luta, que querem ser ouvidos na Revisão do PDE e ainda não se sentem contemplados no documento que vem do Executivo para o Legislativo.

 

O evento terá a seguinte estrutura:

 

1) 10h – 10h30, Abertura: apresentação do objetivo e dinâmica do seminário, incluindo vereadores envolvidos com esta iniciativa/ urbanistas/ um representante do grupo organizador do seminário/ um representante de CPM e um de CADES.

 

2) 10h30 – 12h30, Mesa de abertura: O que aconteceu no processo de implantação do PDE 2014? Quais as lições que podemos aprender desta experiência?

 

3) 13h30 – 15h, Mesa 1: Impactos do PDE, transformação x destruição, com a palavra os movimentos de bairro. Diversos representantes de bairros impactados pelas obras trarão manifestações sobre suas incomodidades.

 

4) 15h15 – 16h30, Mesa 2: Propostas dos movimentos de luta para o enfrentamento dos problemas diante da São Paulo que queremos. Vamos falar dos problemas na perspectiva do bairro que desejamos.

 

5) 16h30 – 18h, Mesa 3: Planejamento da cidade de São Paulo: como corrigir as distorções causadas a partir do PDE de 2014? Esta mesa contará com especialistas que irão analisar as questões trazidas nas mesas anteriores e apontar caminhos de políticas públicas que respondam aos dilemas e conflitos vividos pela população de SP.

 

6) 18h – Encerramento: Balanço e avaliação vereador Eliseu Gabriel.

 

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil, participará do evento

 

Teremos a participação de relevantes movimentos urbanos da cidade de São Paulo, como Frente São Paulo pela Vida, Pró-Pinheiros, União dos Movimentos de Moradia São Paulo, Movimento Defenda São Paulo, Movimento Sem Teto do Centro, Forum Verde Permanente e debate com importantes especialistas em questões urbanas como Paulo Saldiva (Medicina USP), Raquel Rolnik (urbanista LAB Cidade), Nabil Bonduki (relator do PDE 2014 e urbanista), Nadia Somekh (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Ivan Maglio (engenheiro ambientalista), Lucila Lucreta (urbanista), Alejandra Devecchi (arquiteta), Gilberto Natalini (ambientalista e ex vereador), Luis Octávio de Faria e Silva (arquiteto) e Toni Zagato (urbanista), dentre outros.

 

A Câmara Municipal de São Paulo convida a todos para essa discussão, apresentando suas denúncias, propostas e soluções.

 

SERVIÇO:
Seminário Plano Diretor Estratégico (PDE): Impactos e Transformações Urbanas
Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
(Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, SP, metrô Anhangabaú)
Data: 20/03/23
Horário: 10h às 19h
Iniciativa: Movimento Pró-Pinheiros e Gabinete do Vereador Eliseu Gabriel

 

Evento gratuito sem necessidade de inscrição.
Informações: Pró-Pinheiros
Ana Wilheim cel:11 99944-7436
Rosanne Brancatelli cel:11 98354-4660
Flavio Scavasin cel:11 98353-7070
Assessoria Gab. Ver. Eliseu Gabriel (tels. 11 3396-4403 / 4926)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

Pular para o conteúdo