EVENTOS

Presidente e conselheiro do CAU Brasil participarão de debate sobre a revisão do Plano Diretor de São Paulo

Área central da capital paulista

Movimentos urbanos de bairros e de moradia, munícipes de São Paulo, especialistas em urbanismo, ambiente e saúde, estarão reunidos no Seminário Plano Diretor Estratégico (PDE): Impactos e Transformações Urbanas, a ser realizado em 20 de março de 2023, segunda-feira, das 10h às 19h, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

 

O evento visa dar publicidade e apresentar no âmbito do legislativo municipal a perspectiva da população sobre os problemas pelos quais passa a cidade na visão de seus moradores e de especialistas, tendo em vista a chegada do documento proposto pelo Executivo, a minuta da Revisão do Plano Diretor, junto a Câmara Municipal de São Paulo.

 

Nadia Somekh, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, e o conselheiro federal Valer Caldana participarão com especialistas convidados.  Em entrevistas e artigos recentes, a arquiteta e urbanista tem dito que a revisão do Plano Diretor de São Paulo “talvez seja a última oportunidade para se discutir mitos e verdades sobre a regulação urbana da cidade que impactam na vida de sua população, como a  convivência de uma cidade formal, cada vez mais verticalizada,  com um mar de moradias precárias nas periferias urbanas”.

 

“A verticalização é um grande passo na solução do aproveitamento do espaço, no entanto, o modo como ela se deu em São Paulo contribuiu para que a cidade nunca concretizasse um projeto de urbanidade consistente.  O que está ocorrendo é a continuidade da elitização da produção imobiliária iniciada no final dos anos 1950, com edifícios residenciais de alto padrão, apartamentos para poucos moradores, voltados para um novo rentismo “airbnb”, o que não significa, portanto, densidade alta”.

 

“Em resumo, o processo de verticalização de São Paulo excluiu dos mais pobres a possibilidade de morar em apartamentos, em especial naárea central, o que ocasionou a produção de loteamentos periféricos irregulares e moradias precárias. O Plano Diretor não pode olhar apenas para a “cidade formal”, tem que induzir o resgate deste passivo imenso”, afirma Nadia Somekh.

 

O Seminário tem como objetivo dar voz aos movimentos de bairro e de moradia que através de suas experiências apresentarão sua visão sobre as transformações urbanas provocadas pelo PDE, com reivindicações e propostas para a qualificação urbana. E propõe iniciar o debate sobre a revisão, tendo em vista que até o final de março de 2023 a Câmara Municipal de São Paulo deverá receber o documento do Executivo, sendo que os vereadores acolham as necessidades dos movimentos de bairro e de luta por moradia na cidade em suas decisões. A iniciativa é do  Movimento Pró-Pinheiros e do Gabinete do Vereador Eliseu Gabriel.

 

Desigualdade social em São Paulo

 

Em três mesas redondas e uma mesa de abertura, os participantes discutirão a São Paulo que querem, histórico e impactos do PDE, a transformação x destruição de bairros, como ficam as habitações populares, o que aconteceu nesse processo, que lições podemos aprender e, finalmente, as propostas dos cidadãos e dos movimentos de luta, que querem ser ouvidos na Revisão do PDE e ainda não se sentem contemplados no documento que vem do Executivo para o Legislativo.

 

O evento terá a seguinte estrutura:

 

1) 10h – 10h30, Abertura: apresentação do objetivo e dinâmica do seminário, incluindo vereadores envolvidos com esta iniciativa/ urbanistas/ um representante do grupo organizador do seminário/ um representante de CPM e um de CADES.

 

2) 10h30 – 12h30, Mesa de abertura: O que aconteceu no processo de implantação do PDE 2014? Quais as lições que podemos aprender desta experiência?

 

3) 13h30 – 15h, Mesa 1: Impactos do PDE, transformação x destruição, com a palavra os movimentos de bairro. Diversos representantes de bairros impactados pelas obras trarão manifestações sobre suas incomodidades.

 

4) 15h15 – 16h30, Mesa 2: Propostas dos movimentos de luta para o enfrentamento dos problemas diante da São Paulo que queremos. Vamos falar dos problemas na perspectiva do bairro que desejamos.

 

5) 16h30 – 18h, Mesa 3: Planejamento da cidade de São Paulo: como corrigir as distorções causadas a partir do PDE de 2014? Esta mesa contará com especialistas que irão analisar as questões trazidas nas mesas anteriores e apontar caminhos de políticas públicas que respondam aos dilemas e conflitos vividos pela população de SP.

 

6) 18h – Encerramento: Balanço e avaliação vereador Eliseu Gabriel.

 

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil, participará do evento

 

Teremos a participação de relevantes movimentos urbanos da cidade de São Paulo, como Frente São Paulo pela Vida, Pró-Pinheiros, União dos Movimentos de Moradia São Paulo, Movimento Defenda São Paulo, Movimento Sem Teto do Centro, Forum Verde Permanente e debate com importantes especialistas em questões urbanas como Paulo Saldiva (Medicina USP), Raquel Rolnik (urbanista LAB Cidade), Nabil Bonduki (relator do PDE 2014 e urbanista), Nadia Somekh (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Ivan Maglio (engenheiro ambientalista), Lucila Lucreta (urbanista), Alejandra Devecchi (arquiteta), Gilberto Natalini (ambientalista e ex vereador), Luis Octávio de Faria e Silva (arquiteto) e Toni Zagato (urbanista), dentre outros.

 

A Câmara Municipal de São Paulo convida a todos para essa discussão, apresentando suas denúncias, propostas e soluções.

 

SERVIÇO:
Seminário Plano Diretor Estratégico (PDE): Impactos e Transformações Urbanas
Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
(Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, SP, metrô Anhangabaú)
Data: 20/03/23
Horário: 10h às 19h
Iniciativa: Movimento Pró-Pinheiros e Gabinete do Vereador Eliseu Gabriel

 

Evento gratuito sem necessidade de inscrição.
Informações: Pró-Pinheiros
Ana Wilheim cel:11 99944-7436
Rosanne Brancatelli cel:11 98354-4660
Flavio Scavasin cel:11 98353-7070
Assessoria Gab. Ver. Eliseu Gabriel (tels. 11 3396-4403 / 4926)

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo