A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, recebeu em Chicago, nos Estados Unidos, a Medalha Presidencial e o Título de Membro Honorário do American Institute of Architects (AIA). Ambas as honrarias são um reconhecimento da associação profissional de arquitetos estadunidenses pelos serviços prestados em prol da arquitetura e contribuições para o avanço da profissão. A Medalha Presidencial foi entregue à Nadia Somekh pelo presidente do AIA, Dan Hart, durante o Fórum Internacional de Presidentes, um dos eventos que fazem parte da Conferência de Arquitetura do AIA 2022 (A’22).
“Estou muito honrada com esta homenagem, convencida de que meus esforços para ampliar a compreensão da prática arquitetônica estão apenas começando, se assim posso dizer”, afirmou Nadia. “Acho que uma das minhas maiores conquistas em nível internacional foi minha contribuição para a União Internacional de Arquitetos como representante do IAB, que, em 2014, levou o Brasil a ser eleito sede do Congresso Mundial de Arquitetos em 2021”. A presidente do CAU Brasil que sua missão está apenas começando e que ainda há um longo caminho a percorrer para valorizar a arquitetura e os arquitetos do mundo.
Na ocasião, Nadia Somekh também foi efetivada como membro honorário do AIA, organização profissional fundada em 1857 e que hoje conta com mais de 94.000 membros e 200 filiais espalhadas por todo o mundo. A presidente do CAU Brasil está em missão nos Estados Unidos com o objetivo de abrir novos mercados para arquitetos e urbanistas brasileiros.
Com os conselheiros do CAU Brasil Patrícia Luz (RN), segunda vice-presidente, e José Gerardo Fonseca (PI), a presidente já promoveu reuniões com o AIA, o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) e o Royal Institute of British Architects (RIBA).
No Fórum Internacional de Presidentes, os representantes do CAU Brasil puderam trocar experiências com organizações de arquitetos de vários países, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, México, Coreia do Sul, Tailândia e Angola. O CAU Brasil apresentou aos arquitetos estrangeiros o Programa Mais Arquitetos, que pretende promover Arquitetura e Urbanismo para a população que mais precisa, por meio de ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Destacou-se também iniciativas para promover a equidade e diversidade de gênero e raça na profissão, além da sustentabilidade e do combate às mudanças climáticas.
Missão aos Estados Unidos faz parte dos esforços do CAU Brasil para abrir novos mercados para que arquitetos e urbanistas possam mostrar seu talento. Objetivo é promover novos acordos internacionais que permitam aos profissionais brasileiros trabalharem em outros países.
Estratégia também será levada a países da Europa e da África. Negociações devem começar no II Fórum Internacional de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, evento que o CAU Brasil vai realizar nos dias 21 a 23 de julho, em Brasília. Saiba mais aqui.