Na manhã desta terça-feira (24), o presidente do CAU/AM, o Arquiteto e Urbanista Jaime Kuck, falou sobre o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM, em entrevista para equipe de reportagem do Jornal da Band Amazonas.
O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) foi concebido em 2003, com o objetivo de recuperar ambientalmente o leito dos igarapés e urbanizar as áreas pelo qual foi projetado, levando: saneamento básico, urbanização e habitação. Configurando assim, uma nova paisagem urbanística na cidade de Manaus.
Os locais pelo qual o PROSAMIM passou eram povoados e ocupados por construções irregulares, nas margens de igarapés.
Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus é entrecortada por 148 igarapés e boa parte deles estão completamente poluídos.
De acordo com o presidente do CAU/AM Arquiteto e Urbanista Jaime Kuck, os problemas do PROSAMIM não estão ligados aos projetos, que para ele são executados dentro de certa qualidade. “Se tirou as palafitas e colocou asfalto, em termos não melhorou. Por outro lado o que a população precisa não é só uma casa. O que a população precisa é do acesso ao mercado de trabalho”. Argumenta.
Publicado em 25/11/2015. Com informações de CAU/AM