A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, vai integrar o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Trata-se do fórum máximo de deliberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Suas atribuições incluem a análise e decisão sobre questões fundamentais, como o tombamento e rerratificação de bens culturais de natureza material, bem como o registro e reavaliação de bens culturais imateriais.
Convite foi feito pelo presidente do IPHAN, Leandro Grass, para ocupar uma das 13 vagas destinadas representantes da sociedade civil. Nadia Somekh destacou a importância do trabalho realizado pelo CAU Brasil nos últimos anos.
“Compartilho com os conselheiros do CAU Brasil essa indicação. Agradeço a todos vocês pelo trabalho que fizemos nesta gestão, com um olhar diferenciado para o Patrimônio. Criamos a Câmara Temática de Patrimônio do CAU, produzimos a Carta de São Luís e muito mais”, disse Nadia.
A participação no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é encarada como uma prestação de serviço público relevante, não remunerado.
Nadia Somekh possui uma extensa contribuição ao Patrimônio Cultural brasileiro. Previamente à sua atuação no CAU Brasil, ela foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo; e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental . É autora do livro “A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador”, entre outros.