CAU/UF

Nova Agenda Urbana: presidentes de CAU/UF propõem criação da #RedeBrasilUrbano

Diversos presidentes de CAU/UF estão articulando a formação da #RedeBrasilUrbano que reunirá, em diferentes cidades, as entidades interessadas em colaborar com o processo de desenvolvimento urbano do país, através da troca de boas práticas de governança urbana e planos e projetos sustentáveis.   

 

“O objetivo é garantir a qualidade de vida nas nossas cidades nos próximos vinte anos, como recomenda a Nova Agenda Urbana definida pelas Nações Unidas na conferência Habitat III”, informou Roberto Montezuma, presidente do CAU/PE, durante o IV Seminário de Política Urbana e Ambiental promovido pelo CAU/BR nos dias 4 e 5 de abril.

 

Roberto Montezuma, presidente do CAU/PE

 

“A cidade é um sistema único com diferentes dimensões – social, econômica, ambiental e urbanística. Essas dimensões integram os diferentes desafios estabelecidos pela ONU, que, por sua vez, demandam governança, planos e projetos. Esses planos e projetos são ferramentas potentes para o cidadão no sentido de empoderá-lo para o monitoramento de metas no tempo e no espaço. Com isso, atingimos uma nova visão de um planejamento urbano sólido e transformador”, complementa ele.

 

Segundo Guivaldo Baptista, presidente do CAU/BA, “o mundo, a América Latina e o Brasil estão repletos de soluções dispersas que urgem ser conhecidas, debatidas e apropriadas para subsidiar a legitimidade de planos e projetos sob medida para cada uma das nossas cidades”. Nesse contexto, a missão da #RedeBrasilUrbano “é unir forças, promover conexões, produzir conhecimento em busca da implementação de ações que recuperem a crença no nosso país como uma potência que assume seu papel de liderança na construção da imensa aldeia global”.

 

Guivaldo Baptista, presidente do CAU/BA

 

“Nunca tanta gente discutiu cidades, mas são movimentos dispersos”, diz Jeferson Navolar, presidente do CAU/PR. O CAU seria um facilitador na #RedeBrasil Urbano, “jamais o protagonista principal”, alerta Wilson de Andrade, presidente do CAU/MT. “Nós, como Conselho, já somos uma rede, agora nos juntaremos a outras, com um objetivo comum, mas sem assumir a liderança, que deve ser um espaço democrático e inovador de compartilhamento de ideias e realizações que venham a tornar realidade da cidade única, não mais genérica, que todos nós precisamos e merecemos”.  

 

Wilson de Andrade, presidente do CAU/MT

 

A proposta dos presidentes do CAU conta com o apoio da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR, segundo a coordenadora Lana Jubé. “A Rede é a única possibilidade de se juntar todos os atores interessados na melhoria de nossas cidades. Sua formação é uma evolução natural dos três seminários anteriores e dos documentos deles resultantes: A “Carta uma carta aos candidatos a prefeitos e vereadores”, por um pacto pela qualidade de vida da cidade, e a “Carta-Compromisso do CAU/BR sobre a Nova Agenda Urbana”. Os CAU/UF estão, agora, colocando as ideias e ações propostas em prática, cumprindo seu papel”, diz ela. 

 

Jeferson Navolar, presidente do CAU/PR

 

A Rede surge também com laços internacionais. Na Habitat III, realizada em Quito, em 2016, arquitetos e urbanistas do CAU/BR e de diversos CAU/UF participaram de mesa redonda  com representantes de entidades do Chile, Colômbia, Equador, Argentina e México que criaram uma rede de pesquisa estratégica da América Latina e Caribe sobre os desafios das cidades sustentáveis a partir das diretrizes definidas na conferência. 

 

Várias redes locais em formação no Brasil já foram mapeadas, entre elas Recife500anos, Teresina2036, Brasília+80, Observatório Paraná Urbano, GrandeVitoria500anos,  Forum Livre de Política Urbana de Campo Grande e Cuiaba300+20. 

2 respostas

  1. Solicito que caso haja uma rede na cidade de Salvador – BA, me incluam, porque como Arquiteta – Urbanista, gostaria de participar.
    Agradeço sua atenção e aguardo contato.
    Cordialmente:
    Márcia S. Assunção

  2. Cidades célula mater de uma civilização .Participei como inspetor do CREA/rj do crescimento de Itaboraí e sua estagnação com a saída do Comperj -em Itaboraí .Agora como Arquiteto no CAU muito me preocupo com os rumos de minha cidade onde atualmente moro .Gostaria de participar de qualquer fórum de discussão sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

No Senado Federal, CAU Brasil propõe inclusão de ATHIS na reformulação do Minha Casa Minha Vida

CIDADES

Prefeita, arquiteta e urbanista: Conheça Karime Fayad, que está revolucionando a gestão municipal

CIDADES

Conselheiros do CAU Brasil vão participar da Marcha dos Prefeitos, que acontece de 27 a 30 de março em Brasília

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

Skip to content