
O presidente do CAU/PR, arquiteto e urbanista Ronaldo Duschenes, esteve reunido nesta quarta-feira (09) com o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira. Ambos em início de mandato, os dois presidentes discutiram a possibilidade do desenvolvimento de ações conjuntas entre os Conselhos.
Entre as possíveis ações está a efetivação de um acordo de cooperação técnica para troca de informações dos profissionais e empresas de arquitetura, anteriores à criação do CAU/PR, tais como a tramitação de protocolos, pagamentos de anuidades e Certidões de Acervo Técnico (CAT). De parte do Conselho de Arquitetura e Urbanismo haveria a disponibilização de informações dos profissionais referentes a atividades como técnicos, por exemplo, nos documentos físicos que estão de posse do CAU/PR.
Na reunião, que ocorreu na sede do CREA-PR, também foram debatidas outras oportunidades de atuação conjunta, tais como a luta pela implementação no Paraná das leis de Autovistoria e da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, bem como o processo de revisão da Lei das Licitações.
O presidente do CAU/PR fez questão de salientar que, à parte discordâncias de entendimento que possam existir sobre as atividades profissionais e que devem ser resolvidas harmoniosamente, arquitetos e urbanistas e engenheiros têm mais afinidades do que divergências em suas atuações. “Enquanto atividades da área da construção, Arquitetura e Engenharia são complementares e podem conviver, como de fato têm convivido ao longo dos séculos”, completou Duschenes.
Fonte: CAU/PR