CAU/BR

Nadia Somekh prestigia reunião dos presidentes dos CAU/UF em Ouro Preto

A presidente Nadia Somekh abriu a 18ª Reunião do Fórum de Presidentes, nesta quinta, 14 de julho, marcando a concentração das principais agendas dos arquitetos e urbanistas brasileiros neste mês em Ouro Preto. A histórica cidade mineira acolhe os representantes dos CAU/UF, entidades e pesquisadores que participam do 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a valorização da arquitetura e urbanismo. Na reunião mensal das lideranças dos arquitetos e urbanistas nos estados, Nadia também falou sobre as tratativas internacionais para a mobilidade profissional e a promoção da arquitetura brasileira, ensino EAD, e regimento eleitoral.

 

“Estou emocionada por estarmos em Ouro Preto, este patrimônio brasileiro. Nosso CAU é único. A gente tem essa perspectiva de proteger a sociedade e melhorar o nosso país e estar aqui dá potência para essa missão”, afirmou, agradecendo a acolhida da anfitriã, a presidente do CAU/MG e do Fórum de Presidentes, Edwiges Leal.

 

 

Nadia Somekh lembrou o impacto das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. Considerando o conceito ampliado de patrimônio, que não se restringe a edificação, mas se estende às pessoas e à memória, conclamou à articulação de ações para contrapor este cenário adverso a partir da arquitetura e urbanismo. “Me solidarizo com todos os estados e colocamos o nosso coletivo à disposição do nosso país. Temos uma missão especifica e a solidariedade, a cooperação e o humanismo são parte da nossa formação”, disse.

 

A presidente do CAU Brasil chamou a atenção para a riqueza da programação do Seminário de Patrimônio e resgatou a origem da proposta durante o Seminário Internacional de Gestão Inovadora de Bairros Históricos, que aconteceu em 2018, na cidade de São Paulo. “Nosso trabalho tem continuidade. Vamos acumulando conhecimento e construindo coesão”.

 

A presidente apresentou um relato aprofundado das missões realizadas pelo CAU no exterior ao longo do primeiro semestre com o objetivo de divulgar a arquitetura brasileira e promover a mobilidade profissional. Também convidou os presentes a participarem do Fórum Internacional que o CAU Brasil promoverá entre os dias 21 e 23 de julho na Embaixada de Portugal, em Brasília, e que terá como pauta a mobilidade profissional.

 

Uma das principais pautas em debate durante a reunião do Fórum de Presidentes, Ensino EAD, também contou com a participação da presidente do CAU Brasil. O tema estará em foco durante o Seminário que a Comissão de Ensino e Formação promoverá em setembro. “Quero parabenizar os membros das Comissões de Ensino e Formação dos estados e do CAU/UF pela estratégia consistente que vem sendo construindo coletivamente desde o ano passado”, disse Nadia.

 

Por fim, ela  lembrou aos representantes dos CAU/UF a necessidade de refletir sobre os resultados da gestão em curso. “Estamos na metade do nosso caminho e empolgados em traduzir as nossas propostas em ações concretas. Espero que em outubro possamos ter um balanço dos nossos dois anos de gestão”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Palestrantes do Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”

EVENTOS

CAU Brasil apoia candidatura de Fortaleza à sede do 13º Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

Seminário Legislativo: MEP “é um ganha-ganha, ganha o governo, ganha a sociedade e ganha o profissional”

EVENTOS

Inscreva-se para o IX Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo no dia 17 de maio

Skip to content