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Programa beneficiará negócios de impacto social do nicho residencial

 

A 4ª edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia está com as inscrições abertas (e gratuitas) até 17 de setembro de 2021. Realizada pela Artemisia, Gerdau, Instituto Vedacit, Tigre, Votorantim Cimentos e Leroy Merlin – além do apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Vivenda e Habitat para a Humanidade Brasil -, a proposta é fortalecer empreendedores que conduzem soluções destinadas a tornar moradias mais saudáveis, dignas e confortáveis, com potencial para atender a demanda brasileira.

 

O programa de aceleração vai selecionar até 20 negócios nacionais, que estão endereçando habitações em estado vulnerável, para uma jornada de 12 semanas de acesso a uma rede robusta de mentores e empreendedores do setor, além de conteúdos práticos para a identificação dos principais desafios, validação de hipóteses e planejamento para os próximos passos da empresa ou startup. Os cinco que se destacarem ao longo do processo poderão receber o capital-semente de R$ 30 mil cada e acesso, pelos três meses seguintes, a uma metodologia intensiva e personalizada de desenvolvimento de negócio com duração de até três meses após a conclusão do programa.

 

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o tema da habitação é urgente: “Quando fazemos uma análise mais ampla, refletindo sobre os déficits habitacionais qualitativo e quantitativo no Brasil, enxergamos dois grandes desafios: ‘como levar as cidades para as pessoas e as pessoas para as cidades, em uma perspectiva de cidade que propicia dignidade e mais qualidade de vida?’. Além disso, a crise na habitação no Brasil agravou-se com a disseminação da Covid-19 – as habitações insalubres, pequenas e com ventilação comprometida tornaram-se fator de risco, assim como o entorno: falta de saneamento básico, esgoto sanitário, água potável e coleta de lixo. São reduzidas, portanto, as condições dignas de moradia. Nossa missão é alcançar, por meio da colaboração, habitações sem discriminação”.

 

 

Negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para a população em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil. Com o Lab Habitação, buscamos empoderar as pessoas e as empresas interessadas em transformar o cotidiano da população brasileira”, afirma Marcos Faraco, vice-presidente da Gerdau.

 

De acordo com as especificações do programa, podem se inscrever negócios alinhados aos temas:

  • acesso e eficiência de serviços básicos (soluções que promovam a diminuição da pobreza energética, além de maior acesso, armazenamento e utilização de água potável; saneamento básico doméstico; e logística e despejo do lixo);
  • aluguel acessível para moradia adequada (soluções que promovam possibilidades de locação acessível em moradias dignas e de boa localização, além de soluções que promovam o serviço de aluguel compartilhado);
  • soluções financeiras para habitação (que permitam um maior acesso a crédito ao cidadão de baixa renda, para as diversas usabilidades no setor de atuação como reformas, construção, casa própria, aluguel e outros);
  • capacitação e oportunidades para profissionais na construção civil (soluções que promovam a profissionalização de pessoas para obras e assistências técnicas, podendo ter foco na formação de grupos minoritários, e serviços que possibilitem a intermediação para contratações);
  • reformas habitacionais e assistência técnica (soluções acessíveis de reformas e assistência técnica, e que ofereçam acesso à informação e conscientização da população sobre esses tipos de serviços);
  • inovações de processos e materiais na construção civil (que ofereçam melhorias nos processos de construção, como a utilização de energias e materiais não renováveis, produtos mais sustentáveis ou a melhora logística de reutilização e reciclagem de resíduos;
  • regularização fundiária (que ofereçam o acesso à informação e conscientização da regularização, além de serviços que facilitem a intersecção de todos os stakeholders e cobrem um preço justo para a regularização);
  • gestão de condomínio de habitação social (que qualifiquem e otimizem a gestão de condomínios e habitações populares, gerando inserção social e econômica às famílias impactadas); e
  • qualificação dos espaços públicos e desenvolvimento local (que qualifiquem espaços públicos/comuns em comunidades vulneráveis, fortaleçam a economia local e levem o acesso à cidade para as periferias).

 

Entre os critérios de seleção, estão aqueles para perfil empreendedor (intencionalidade de impacto social ou ambiental, com poder de realização, facilidade em criar relacionamentos, resiliência e experiência no mercado no qual o negócio atua); potencial de impacto social ou ambiental (impacto positivo por meio do produto, serviço principal ou da cadeia de valor, além daqueles que ainda não atuam explicitamente com impacto, mas que tenham  potencial); estágio de maturidade (com mínimo produto viável, que estejam com um produto pronto para lançamento, ou com produtos no mercado em um momento de tração para escala); tecnologia e escalabilidade (atuação com algum tipo de tecnologia e inovação e que consigam aumentar a capacidade de execução sem ter custos elevados); e modelo de receita sustentável (que já sejam sustentáveis financeiramente ou que estejam em busca de criar um modelo de receita capaz de fornecer a sustentabilidade para a empresa em médio prazo).

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial da Lab Habitação: Inovação e Moradia.

 

Fonte: Revista Projeto

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