
O Programa VídeoSaúde, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), transmite nesta terça-feira, dia 27 de dezembro, às 23h, o documentário “Habitação Social: uma questão de saúde pública”, produção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil). A exibição acontecerá no canal 2.4 digital da TV aberta, com reprise na quinta-feira, dia 29, no mesmo horário, às 23h.
A transmissão do documentário foi concedida para a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde, que tem a missão de compartilhar conhecimento na área após solicitação realizado ao CAU Brasil. Os temas que compõem o acervo da distribuidora seguem o conceito da Organização Mundial de Saúde que afirma que “saúde não é apenas ausência de doença, mas também bem-estar físico, mental e social.” E por isso, seguem representações audiovisuais que possam expressar esse conceito.
O documentário tem direção de Paulo Markun e Marcelo Amiky e apresentação de Adriana Couto e mostra como a pandemia de COVID-19 escancarou para toda sociedade o problema crônico da habitação social no país. “Habitação Social: uma questão de saúde pública” trata de problemas enfrentados por famílias que vivem em assentamentos precários em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador e apresenta experiências sucedidas de Assistência Técnica Gratuita em Habitação de Interesse Social (ATHIS), defendida pelo CAU Brasil e garantida como política permanente de Estado pela Lei nº 11.888/2008 para promover a saúde das pessoas.
Conheça as ações do CAU Brasil em defesa da moradia digna. Saiba mais no site clicando AQUI.
O documentário também está disponível no Canal do Youtube da VídeoSaúde.
Saiba mais sobre a programação de vídeos que serão exibidos ainda neste mês de dezembro. Clique aqui.