CAU/BR

Programação do CAU Brasil na Trienal de Arquitetura e Urbanismo no RS

Evento realizado pelo CAU/RS prevê quatro dias de palestras, oficinas, atividades culturais, exposições e premiações. Debates sobre reserva técnica, softwares livres e planos diretores integram programação oficial

 

Entre os dias 16 e 19 de novembro, Porto Alegre será sede da Trienal de Arquitetura e Urbanismo. O evento promovido pelo CAU/RS integra debates sobre temas contemporâneos da profissão, arte e cultura.

 

O CAU Brasil é apoiador oficial e realiza programação paralela durante a Trienal. Farão parte do evento o seminário “Planos diretores participativos e justiça social”  promovido pela Comissão de Política Urbana e Ambiental e debate sobre “Ética no Exercício Profissional e a Reserva Técnica” realizado pela Comissão de Ética e Disciplina. O CAU Brasil também apoia e participará de sessão temática sobre Software Livre. Todos terão transmissão ao vivo. Além disso, haverá sessão temática e oficina sobre Softwares Livres para arquitetura e exposição de fotos premiadas no concurso “Arquitetura e Urbanismo como instrumento de transformação social”. CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

Seminário “Ética no Exercício Profissional e a Reserva Técnica”

Realização: CED-CAU/BR
Quando:16,  17 e 18 de novembro

Na esteira dos debates iniciados em setembro em Cuiabá (MT), a Comissão de Ética e Disciplina do CAU Brasil realiza o seu 23º Seminário Regional em Porto Alegre nos dias 16 e 17 de novembro. O objetivo é estruturar uma nova proposta sobre a prática de reserva técnica para apresentação ao Plenário do CAU Brasil. O tema está sob consulta pública para acolher as impressões dos arquitetos e urbanistas. Participe aqui

Seminário de Urbanismo “Planos diretores participativos e justiça social”

Realização: CPUA-CAU/BR
Quando: 18 de novembro

 

Sob o tema “Planos diretores participativos e justiça social”, o seminário de Urbanismo propõe a avaliação da implementação do Estatuto da Cidade após vinte anos de vigência da Lei nº 10.257/2002. O objetivo é avaliar os avanços e retrocessos da aplicação da lei que baliza a estruturação dos Planos Diretores. Através da apresentação dos cases de Porto Alegre e São Paulo e debates sobre o funcionamento da lei em cidades de pequeno e médio porte, o evento procura contemplar as diferentes realidades dos municípios brasileiros. Ao final, os debates serão sintetizados na Oficina “Um novo olhar sobre os Planos Diretores”, com a estruturação coletiva de um documento sobre o tema dirigido aos municípios. Confira a programação na íntegra

 

Sessão Temática Softwares Livres

Realização: CPP-CAU/BR e CAU/RS
Quando:18 de novembro

No penúltimo dia da Trienal, a Comissão de Política Profissional promove a Sessão Temática “Softwares Livres”. O debate faz parte do projeto da Comissão de Política Profissional (CPP) para a Digitalização da Arquitetura. Com ele, o CAU Brasil pretende ampliar o acesso dos arquitetos e urbanistas às ferramentas tecnológicas, em um esforço pela desprecarização e valorização da profissão. O evento acontece no Multipalco Sala de Música, das 9 às 12h. Além de integrantes da Comissão, está prevista a participação da coordenadora do Colegiado de Entidades da Arquitetura e Urbanismo (CEAU), Eleonora Mascia. À tarde, acontece ainda uma oficina de softwares livres para arquitetura. A atividade acontece no Solar do IAB e é aberta ao público.

Exposição “Arquitetura e Urbanismo como Instrumento de Transformação Social” 

Inauguração: 19 h de 16 de novembro

Visitação pública: 17 a 19 de novembro

Local: Solar IAB RS

 

Exposição itinerante dos trabalhos premiados no I Concurso Nacional de Fotografias do CAU Brasil, com o tema “Arquitetura e Urbanismo como instrumento de transformação social”, criado em celebração ao mês do Dia Internacional da Mulher de 2022.. A primeira edição da competição procurou valorizar a presença e os diversos olhares femininos sobre o espaço urbano no território brasileiro. Foram inscritas um total de 173 fotografias, das quais 47 foram classificadas, 17 delas premiadas (que receberam prêmios de R$ 2.000,00 cada) e 7 destacadas com menções honrosas.

O evento conta com vasta programação cultural  e cinco exposições, incluindo “Arquitetura e Urbanismo como Instrumento de Transformação Social”, composta pelas imagens vencedoras do I Concurso Nacional de Fotografias do CAU Brasil promovido pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED). As peças estarão à mostra no Solar do IAB/RS. Confira a versão virtual da exposição.  Também deve ser anunciado ao final do evento o nome do/a profissional vencedor/a do Prêmio Destaque, eleito/a pelos arquitetos e urbanistas gaúchos.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA TRIENAL

Entre os nomes confirmados para a Trienal estão os dos/as arquitetos e urbanistas Stephanie Ribeiro, vencedora do prêmio Most Influential People of African Descent e destaque Forbes Under 30 2020; Fred Cheuiche, um dos responsáveis pelo Skate Park da Orla do Rio Guaíba, em Porto Alegre; e Rose Compans, que participou da revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro; além do jornalista Marcelo Canellas.

Acesse a programação completa da Trienal da Arquitetura e Urbanismo e inscreva-se!

                   Acesse a playlist dos eventos promovidos pelo CAU/RS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Palestrantes do Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”

EVENTOS

CAU Brasil apoia candidatura de Fortaleza à sede do 13º Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

Seminário Legislativo: MEP “é um ganha-ganha, ganha o governo, ganha a sociedade e ganha o profissional”

EVENTOS

Inscreva-se para o IX Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo no dia 17 de maio

Skip to content