A capital do Amazonas, Manaus, receberá profissionais de arquitetura, urbanismo, ambientalistas, estudantes universitários e interessados em participar do seminário Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável. O evento, preparatório para o UIA Copenhagen 2023, acontecerá no dia 8 de fevereiro, de 8h às 20h, no Palácio Rio Negro (Av. Sete de Setembro, 1546, Centro).
As inscrições para o encontro já estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro. CLIQUE AQUI.
O seminário é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil), por meio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e da Comissão Especial de Relações Institucionais (CRI), juntamente com os CAU UFs que estão em estados da Amazônia Legal Brasileira e com as demais entidades que compõe o CEAU.
“O mundo está nos perguntando o que estamos fazendo em relação à Amazônia. Este seminário é importante para fazermos um balanço daquilo que está sendo produzido como propostas para urbanizar a Amazônia com sustentabilidade. Este conteúdo será compartilhado no 28º Congresso Internacional de Arquitetos que a UIA promoverá em 2023 em Copenhage com o tema ‘Futuros sustentáveis – Não deixe ninguém para trás’. O Congresso se propõe a ser uma vitrine de ideias e soluções a partir da arquitetura e urbanismo para o futuro sustentável”, afirmou a presidente do CAU Brasil Nadia Somekh.
A programação do evento inclui mesa de abertura; debate sobre Amazônia, Território Brasileiro e Fronteiras; discussões sobre a realidade da Amazônia Legal Brasileira, mesa de debate sobre projetos dos CAU UF e lançamento do chamamento de boas práticas.
O evento será gravado e posteriormente inserido no canal do YouTube do CAU Brasil.
Programação do Projeto Amazônia 2040: Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável
9h: Credenciamento
09h30 às 10h: Abertura solene
10h às 11h30: Mesa 1 – Continente Amazônia: Amazônia, Paisagem Território Brasileiro e Fronteiras
11h30 às 13h: Mesa 2 – Projeto Amazônia 2040 e lançamento do chamamento de boas práticas
14h30 às 15h30: Mesa 3 – Realidades da Amazônia Brasileira
15h30 às 17h: Mesa 4 – Arquitetura na Amazônia Legal
17h às 17h30: Encerramento
18h: Apresentação Cultural e Coquetel
O Projeto Amazônia
Com o objetivo de desenvolver a leitura das principais problemáticas existentes nos âmbitos da ocupação do território, da moradia e das questões ambientais na Amazônia Legal, verificando as possíveis atuações da arquitetura e urbanismo e com o intuito de captação de recursos que propiciem a assessoria técnica, a regularização fundiária e as necessárias capacitações na área de arquitetura e urbanismo, o Projeto está focado nos âmbitos da ocupação do território (planejamento do uso e ocupação e regularização fundiária), da edificação (tipologia, materiais e técnicas construtivas) e do meio ambiente (relações com o ambiente natural e saneamento).
CAU Brasil em Manaus
Além do seminário Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil promoverá diversas atividades entre os dias 7 e 10 de fevereiro, em Manaus. Em breve mais detalhes com locais e programação completa sobre cada encontro. São eles:
07/02 – 124ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor: 9h às 18h – Hotel Intercity
07/02 – Encontro Nacional de CPUAs: 9h às 15h – Hotel Intercity
07/02 – Reunião sobre UIA 2023: 15h às 18h – Hotel Intercity
08/02 – Seminário Projeto Amazônia 2040: Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável: 8h30 às 18h – Palácio Rio Negro (Salão de eventos Solimões)
08/02 – Coquetel com apresentação regional: 18h às 20h – Palácio Rio Negro
08/02 – Reunião Ordinária CEAU/BR: 19h às 21h – Hotel Intercity
09/02 – 133ª Plenária Ordinária CAU/BR: 09h às 18h – Hotel Intercity
09/02 – Fórum de Presidentes dos CAU/UF
10/02 – 43ª Plenária Ampliada CAU/BR: 09h às 18h – Hotel Intercity
11/02 – Visita Técnica: 8h às 15h – UFAM – Projeto de Severiano Mario Porto e Exposição NAMA
Uma resposta
Excelente Oportunidade de Encontros dr Idéias e Profissionais para Ajudarem a Manter a Floresta em Pé… Pena não poder participar, mesmo online… Mas tenho algumas sugestões e gostaria de enviar aos colegas para ajudarmos a diminuir o “Êxodo Indígena” que com: o Advento da Pandemia do Corona Vírus, Exploração intermitente dos Recusos Naturais, Famílias estão se mudando para as cidades. Como enviaria p Material?
Grato pela atenção de todos.
Renato Sanchez / Arquiteto e Urbanista CAU N° A77604-1..