PROJETO AMAZÔNIA 2040

Projeto Amazônia 2040: CAU Brasil e CAU/AM assinam acordo com a Prefeitura de Manaus

 

O Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um Futuro Sustentável – está construindo uma proposta arquitetos e urbanistas brasileiros para ser apresentada no 28° Congresso Mundial de Arquitetos (UIACPH2023). Nesta quarta-feira, um evento em Manaus (AM) deu a largada desse processo, coordenado pelo CAU Brasil, pelo Fórum de Presidentes dos CAU/UF e pelo Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU): IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA.

 

Mais de 200 arquitetos e urbanistas, gestores públicos, pesquisadores e estudantes estiveram reunidos no Palácio Rio Negro para discutir soluções de sustentabilidade com foco nas cidades e nas comunidades que vivem rodeadas pela maior floresta tropical do mundo. “O mundo está preocupado com a mudanças climáticas, e a Amazônia está no centro do nosso debate”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh. “Queremos dar visibilidade à nossa Arquitetura, mostrar o que existe em termos de sustentabilidade.”

 

O presidente do CAU/AM, Jean Faria; o presidente do Implurb, Carlos Valente; e a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, assinam protocolo de intenções

 

Na ocasião, o CAU Brasil assinou junto com o CAU/AM e a Prefeitura de Manaus um protocolo de intenções para promover ações de desenvolvimento urbano sustentável, patrimônio cultural, licenciamento urbanístico simplificado e de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Objetivo é que o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb) possa contar com contribuições do CAU na área de consultoria, cursos e capacitações, visando a melhoria da qualidade de vida na cidade.

 

“Esse protocolo de intenções é o resultado de um diálogo de mais dois anos do CAU/AM com a  Prefeitura de Manaus”, afirmou o presidente do CAU/AM, Jean Faria. “Esse acordo vai trazer muitas melhorias não só para os arquitetos e urbanistas daqui para, mas para a cidade como um todo.” Para o prefeito de Manaus, David Almeida, o acordo e o evento realizados pelo CAU vão possibilitar extrair ideias para destravar a questão urbana da cidade. “As Prefeituras têm o menor recurso do bolo arrecadatório, e é nesse cenário que temos que administrar a coleta de lixo, obras, transporte coletivo e tantas outras demandas”, disse.

 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, com a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh

 

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, também esteve presente no evento. “Manaus tem um grande passivo histórico em sua infraestrutura, principalmente por falta de planejamento. Nossa cidade nasceu desorganizada, por isso saudamos essa iniciativa dos arquitetos e urbanistas”, afirmou. O presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou a importância do acordo para a simplificação da aprovação de projetos e para a revitalização do Centro Histórico. “Estamos buscando equação econômica para retomar programas habitacionais no Centro de Manaus. Queremos incentivar habitação e usos múltiplos do local”.

 

Também participaram da mesa de abertura a presidente do IAB, Maria Elisa Baptista; a coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU/UF, Du Leal (e presidente do CAU/MG); e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (que é arquiteto e urbanista de formação). “É um prazer estar aqui na Amazônia, terra de três grandes arquitetos e urbanistas brasileiros: Severiano Porto, Milton Montes e Aarão Reis”, afirmou Edmilson.

 

O prefeito de Manaus, David Almeida, prestigiou o evento

 

A presidente do IAB, destacou que, mesmo com as tragédias climáticas, é importante manter a esperança no futuro. “O porvir é o que pode vir a ser, projetado pelo presente. Cabe a nós fazê-lo mais generoso e mais solidário”, afirmou Maria Elisa.

 

Du Leal, coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU/UF, falou dos esforços de arquitetos de todo o país para melhorar a prestação dos serviços de Arquitetura e Urbanismo e ampliar a contribuição social dos profissionais.

 

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza

 

Confira mais notícias do Projeto Amazônia 2040:

 

CONHEÇA OS PALESTRANTES E DEBATEDORES DAS MESAS DO SEMINÁRIO PROJETO AMAZÔNIA 2040

PROJETO AMAZÔNIA 2040: ARQUITETOS E URBANISTAS DISCUTEM NOVAS FORMAS DE HABITAR A FLORESTA

REALIDADES AMAZÔNICAS NO PALCO DO SEMINÁRIO AMAZÔNIA 2040, EM MANAUS

SEMINÁRIO “PROJETO AMAZÔNIA 2040” APRESENTA BOAS PRÁTICAS​ APLICADAS NO TERRITÓRIO

PROJETO AMAZÔNIA 2040: ARQUITETOS DEBATEM LEGADO DA ARQUITETURA MODERNA NA FLORESTA

PROJETO AMAZÔNIA 2040: CAU BRASIL E CAU/AM ASSINAM ACORDO COM A PREFEITURA DE MANAUS

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Projeto Amazônia 2040: CAU Brasil promove cooperação técnica com pesquisadores de nove universidades da região

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Documento “Carta de Belém” foi elaborado durante Fórum das Cidades Amazônicas

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Manifesto de Lançamento do AMAZONICIDADES – Observatório de Cidades, Vilas e Territórios Amazônicos aconteceu em Belém

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Diálogos Amazônicos: CAU Brasil propõe urbanização adaptada às necessidades dos povos da floresta

Pular para o conteúdo