PRÊMIOS

Projeto arquitetônico Casarão da Inovação Cassina vence prêmio internacional

 

Projeto de autoria do arquiteto e urbanista Laurent Troost, foi contemplado no prêmio mais importante existente na América Latina na produção arquitetônica de diversos países, o Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana. O projeto Casarão de Inovação Cassina foi selecionado como vencedor da edição 2022.  

 

 O Casarão de Inovação Cassina, localizado no centro de Manaus-AM, abriga espaços para fomentar o coworking e o encontro de fazedores da economia digital: espaços multifuncionais, salões salas de reuniões, laboratórios, salas de formação e um restaurante no último piso com vistas privilegiadas sobre o centro da cidade e o Rio Negro. 

Foto: Joana França

 

Além da intervenção executada na edificação, o projeto permite uma forma inovadora e respeitosa de se relacionar com o patrimônio histórico da cidade. A beleza da imperfeição da ruína gera interesse, questionamentos e convida à reflexão sobre o passado e a ação do tempo e do homem na cidade e sobre o patrimônio.  

 

Com uma edificação de 1896, a preservação do estado de ruína tornou a intervenção um manifesto por ser também a última fachada com argamassa pigmentada com pó de arenito vermelho, realizados minuciosos trabalhos de restauro.  

A criação do projeto Casarão da Inovação Cassina, através da inserção de uma floresta tropical e de uma estrutura de aço industrial dentro das ruínas consolidadas de um casarão da época da borracha, pode ser considerada como a síntese dos ciclos econômicos da cidade de Manaus: a era da borracha, seu declínio, a era do Distrito Industrial e a nova economia digital. 

 

 Laurent Troost, autor do projeto, fala da importância do prêmio desse nível, que proporciona destacar Manaus na arquitetura contemporânea.  

 

“Essa premiação é muito importante para equipe e para cidade de Manaus, pois ele permite colocar Manaus no mapa da arquitetura contemporânea de qualidade a nível internacional, mostrando que a Amazônia, além de ser importante a nível ambiental e biológico, tem relevância a nível cultural, histórico e arquitetônico”, disse Troost. 

 

O projeto já concorreu pelo menos sete destaques em premiações e vencedor de 5 prêmios. 

 

 

Prêmios em destaque

 

– Nacionais (vencedor) 2: Prêmio IAB Centenário 2022 e Prêmio Instituto Tomie Ohtake Akzonobel

– Internacionais (vencedor) 3: Architecture Masterprize, Metal Architecture Award, e o Prêmio Oscar Niemeyer

– Internacionais (finalista) 2: Architizer Award e MCHAP Award

 

Fonte: CAU/AM

MAIS SOBRE: PRÊMIOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo