ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

O projeto arquitetônico da Paróquia da Sagrada Família, elaborado pelo escritório ARQBR Arquitetura e Urbanismo, de Brasília (DF), conquistou o Prêmio Archdaily Edifício do Ano 2024, na categoria Arquitetura Religiosa. A premiação foi anunciada no dia 21 de fevereiro, e reconheceu a excelência e inovação do projeto, que se destaca em meio a 75 finalistas, selecionados pelos leitores da Archdaily.

 

A Paróquia da Sagrada Família foi construída em 2022 no Parkway, em uma área de 2.930 m², já acumula cinco prêmios, incluindo três internacionais. Em 2023, o projeto recebeu os prestigiosos Architizer A+Awards nos Estados Unidos e o Arcello Awards na Holanda. Além disso, foi indicado ao Mies Crown Hall Americas Prize e ao Mies Crown Americas Prize for Emerging Practice, duas das premiações mais tradicionais das Américas, cujos finalistas serão conhecidos em março de 2024.

 

Os arquitetos responsáveis pelo projeto, Eder Alencar, André Velloso e Luciana Saboia, expressaram surpresa ao descobrir que o convite inicial da Igreja Católica, em 2012, para a construção da nova sede da Paróquia Sagrada Família, resultaria em várias premiações.

 

Segundo o escritório, a inspiração para o projeto surgiu  da ressignificação do sagrado, entrelaçando valores religiosos ao integrar espiritualidade, natureza e comunidade. A estrutura circular da capela, elevada a 70 cm do solo, mantém o sentido de comunidade, enquanto uma faixa de vidro ao longo de todo o seu diâmetro facilita a iluminação natural e preserva a paisagem. O forro circular, que serve como proteção acústica, foi projetado de forma a lembrar uma grande hóstia, com apenas um ponto central com eco. O projeto não se limitou à igreja principal, abrangendo também os bancos, a cátedra, o estacionamento e um anexo com salas de catequese, administração e banheiros.

 

Foto: Joana França

Um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Eder Alencar, destaca a importância do prêmio, evidenciando a singularidade do ARQBR como o único escritório brasileiro entre os vencedores. “Antes do anúncio dos 15 vencedores, foi composto um grupo de 75 finalistas, que foi a primeira seletiva do prêmio. Já nesses 75 finalistas, a gente era o único escritório brasileiro. E por fim, conseguimos ser um dos vencedores. Ficamos muito felizes, é um reconhecimento que tem uma escala muito abrangente”.

 

O arquiteto acredita que a identificação do público com a obra foi crucial para a premiação. “Cada pessoa se relaciona de uma determinada forma, tem sua experiência particular. Eu acho que, como um todo, essa obra tem agradado muito a população em geral”, afirmou.

 

Ao ser questionado sobre conselhos para jovens arquitetos, que almejam ter seus projetos reconhecidos, Eder Alencar enfatiza a importância de acreditar no processo e ter paixão pela profissão e destaca o papel fundamental da arquitetura na vida das pessoas. “É um processo, é um caminho que tem algumas dificuldades. Mas eu acho que quando você tem paixão por aquilo e acredita, isso acaba sendo o motor que faz com que a gente enfrente os desafios. É acreditar, ter paixão pelo que faz. E acreditar naquilo que faz, assim como uma forma de expressão, de contribuição também para a sociedade. Acho que a gente, que faz arquitetura e urbanismo, estamos diretamente incluídos na vida das pessoas. Porque, à medida que você faz arquitetura, você está fazendo cidades, e as cidades são as pessoas”, concluiu.

arquitetura religiosa paroquia sagrada familia drone
arquittura religiosa paroquia sagrada família
arquitetura religiosa
arquitetura religiosa paroquia sagrada familia parede
arquitetura religiosa paroquia sagrada familia fachada
arquitetura religiosa paroquia sagrada familia planta
arquitetura religiosa paroquia sagrada familia planta 2
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Autor da Lei da ATHIS, arquiteto Zezéu Ribeiro ganha homenagem póstuma na Câmara Federal

Pular para o conteúdo