ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto de Cervejaria em Belo Horizonte vence Prêmio Versailles 2018

 

O Brasil vem de destacando cada vez mais no mercado internacional de Arquitetura. O Ateliê Wals, cervejaria projetada pelo Escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados (GPA&A) em Belo Horizonte (MG), sagrou-se vencedor do Prix Versailles 2018, na categoria Restaurantes das Américas do Sul e Central e Caribe. Trata-se de um dos maiores prêmios de Arquitetura Comercial do mundo, concedido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

O Ateliê Wals foi pensado como uma imensa barrica de madeira aberta sobre as montanhas verdes de Belo Horizonte. O complexo reúne restaurante, loja, escritório, adega, fábrica de cerveja e área externa para foodtrucks. “É um projeto lúdico e divertido, que mostra a união da arquitetura e da cerveja de maneira mágica”, diz Gustavo. O projeto já havia sido premiado em 2017 na 19ª Premiação de Arquitetura do IAB-MG e estampa a capa do Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018, publicação do CAU/BR que traz as principais informações sobre o setor no Brasil (leia aqui).

 

O Prix Versailles reconhece as estruturas mais notáveis, em termos de arquitetura interior e exterior. Todas as premiações (divididas por continentes) serão entregues no dia 15 de maio, em Paris (França). A premiação acontece desde 2015 e no ano passado premiou o Pavilhão Dançante que Guto Requena projetou para as Olímpiadas do Rio de Janeiro. 

 

Restaurante Norton, projetado por Bloco Arquitetos, também foi premiado

 

OUTROS PREMIADOS BRASILEIROS
Outras obras realizadas no Brasil também mereceram destaque no Prix Versailles 2018. A Japan House, em São Paulo, venceu na categoria Lojas Comerciais. O projeto é uma parceria entre o escritório japonês Kengo Kuma & Associates e dos arquitetos brasileiros do FGMF Arquitetos.

 

O escritório brasiliense Bloco Arquitetos classificou-se também na categoria Restaurantes, recebendo o Prêmio Especial de Exteriores pelo projeto do Restaurante Norton, em Brasília.

 

Confira aqui a lista completa dos vencedores nas Américas do Sul, Central e Caribe.

5 respostas

  1. Fico feliz por termos representantes à altura, com tds os percalços desse país! E viva a arquitetura brasileira! Parabéns a tds os premiados. Parabéns Gustavo Pena.

  2. Apesar de td desse país, viva a arquitetura brasileira! Só nao temos chances de mostrar o talento total pela crise. Parabéns aos premiados; parabéns Gustavo Pena e equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Pavilhão do Brasil ganha Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Deputada federal Erika Kokay: “Arquitetos e urbanistas são construtores da liberdade, da democracia e dos direitos”

PRÊMIOS

Arquiteta paquistanesa Yasmeen Lari receberá a Medalha de Ouro Real RIBA 2023

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Exposição dedicada a Souto de Moura reúne admiradores da arquitetura no Paço Imperial

Skip to content