ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto de Lei inclui Oscar Niemeyer no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Proposição do Senador Paulo Paim (PT) pode fazer de Niemeyer o primeiro arquiteto herói nacional

 

O nome do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer pode figurar no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Tramita no Senado desde ontem (13 de fevereiro), o Projeto de Lei 477/2023, de autoria do senador Paulo Paim (PT), que sugere o nome do arquiteto brasileiro para no Livro de Aço do Panteão da Pátria. O próprio memorial é uma das obras projetadas por Niemeyer na Praça dos Três Poderes, na capital federal. É possível apoiar a proposta votando na consulta pública disponível no site do Senado. VOTE AQUI

 

A presidente Nadia Somekh parabenizou o senador Paulo Paim pela iniciativa. A proposição, que pode resultar na inclusão do primeiro profissional da arquitetura e urbanismo na lista, também simboliza a aclamação da arquitetura brasileira, observa a presidente. “Parabéns arquitetos e arquitetas. Nossa arquitetura do Brasil é, mais uma vez, reconhecida”, afirmou.

 

São homenageadas pelo Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria pessoas que contribuíram para o engrandecimento da nação em algum momento da história. Outro critério para a proposição é que a personalidade  indicada tenha falecido há pelo menos dez anos, prazo que se cumpriu em 5 de dezembro, no caso de Niemeyer. Da lista em crescente atualização, fazem parte jornalistas, advogados, professores, militares, escritores, ativistas políticos, personalidades religiosas, líderes indígenas e abolicionistas, médicos, diplomatas, representantes de outras profissões e pessoas que se destacaram em episódios históricos nacionais ou regionais.

 

Na justificativa da proposição, Paulo Paim (PT) resgata o volume e a expressão das obras projetadas pelo arquiteto brasileiro. Ele também destacou as edificações que simbolizam a estruturação do período democrático do país e lembrou os episódios de vandalismo do dia 8 de janeiro de 2023, o que classificou como “uma agressão inédita e inimaginável” a algumas das mais importantes criações de Niemeyer.

 

“Os edifícios projetados por Oscar Niemeyer e erguidos na Praça dos Três Poderes parecem exprimir um permanente anseio por justiça, pela clareza da mente e do coração, pela liberdade da imaginação e do pensamento. Compondo ainda a praça, temos o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, criado por nosso arquiteto para marcar a redemocratização do país e honrar sua vocação libertária. É ali no Panteão que está depositado o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, e nada mais justo do que nele inscrever o nome de Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, herói de nossa gente, orgulho do Brasil”, afirmou.

 

A inclusão na lista depende da aprovação do Projeto de Lei pelo Senado e pela Câmara Federal.

 

ACESSE O PROJETO DE LEI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Deputada federal Erika Kokay: “Arquitetos e urbanistas são construtores da liberdade, da democracia e dos direitos”

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Exposição dedicada a Souto de Moura reúne admiradores da arquitetura no Paço Imperial

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Morre Paulo Caruso, o arquiteto que virou cartunista sem se afastar da Arquitetura

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Três projetos brasileiros vencem prêmio internacional Building of the year 2023

Skip to content