Semana da Habitação

Projeto transforma crianças em agentes urbanos em Toledo/PR  

O projeto “Ser Cidade – Transformando Crianças em Agentes Urbanos”, realizado em Toledo, no Oeste do Paraná, foi destaque nesta quinta-feira (22) durante a 4ª Semana da Habitação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Com apoio do CAU/CE, o evento foi mediado pelo arquiteto e urbanista Rérisson Máximo, conselheiro e coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/CE.

Segundo a arquiteta e urbanista Vivian Bolson, a iniciativa uniu gestão cultural e urbanismo, oferecendo ensinamentos sobre planejamento urbano a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e de instituições de Toledo. Contemplado no Edital de Chamamento Público nº 001/2022 do CAU/PR, o projeto busca, entre outros objetivos, ensinar o papel do arquiteto e urbanista na sociedade. Ao longo de 30 encontros práticos e dinâmicos, as crianças foram incentivadas a compreender e interagir com o espaço urbano.

A arquiteta e urbanista Sabine Rosa de Campos, conselheira do CAU/PR, destacou que o projeto foi inspirado em iniciativas premiadas pelo CAU Educa e no livro Aprendendo a Viver na Cidade, da plataforma ArqBrasil, com apoio da Casa de Maria, instituição que atende mais de 600 crianças e adolescentes no bairro Jardim Europa.

O projeto tem como metas desenvolver a percepção das crianças e adolescentes sobre o espaço urbano, compreender o papel da Arquitetura e Urbanismo na cidade, promover a identificação das crianças com a cidade e aperfeiçoar o olhar dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo em relação à realidade local. Além disso, busca fomentar o espírito de coletividade entre os jovens participantes.

Durante as atividades, as crianças exploraram seu bairro, identificando problemas locais e propondo soluções, como a melhoria na gestão de resíduos sólidos.

Para o conselheiro estadual e coordenador da CPUA-CAU/CE, Rérisson Máximo, o projeto é um exemplo de como a educação e a arquitetura podem transformar realidades, criando um senso de pertencimento e responsabilidade nas novas gerações. “Foi um momento de muito aprendizado. Espero que essa iniciativa possa ser replicada em outros lugares, vinculando-se ao CAU Educa para alcançar ainda mais estudantes”, afirmou.

O livro “Ser Cidade”, com os detalhes desse projeto inspirador, pode ser acessado online. Clique aqui. https://www.sercidade.com.br/book/sercidade.pdf

Perdeu a exposição sobre esse projeto inspirador? Assista a íntegra no canal oficial do CAU/BR.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Assessoria técnica é tema de debate na última noite da 4ª Semana da Habitação

Projeto HABITATHIS encerra Semana da Habitação do CAU/BR em Fortaleza

Troca de experiências marca tarde da 4ª Semana da Habitação

Pular para o conteúdo