Os projetos que envolvem Política Profissional, com foco na institucionalidade e internacionalização, e Formação Profissional foram destaques na programação do segundo dia da IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, realizada nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, em Brasília.
ASSISTA AO VÍDEO DA TRANSMISSÃO
No eixo de Institucionalidade, o conselheiro federal pelo estado de Goiás, Nilton de Lima Júnior, enfatizou as ações desenvolvidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) na gestão 2021-2023 como o Caderno de Licenciamento.
“A publicação é um dos grandes marcos desta gestão e que foi discutida durante quase três anos trazendo uma proposta para o licenciamento digital responsável com sugestões para prefeituras e padronização de procedimentos considerando as diferentes realidades municipais”, disse Nilton. Segundo ele, é fundamental perceber que um profissional que entende de cidades, como o arquiteto, esteja sempre presente nos planejamentos urbanos.
Durante a apresentação de projetos institucionais o conselheiro ainda destacou a parceria realizada com o Ministério da Cultura (MinC) que irá possibilitar a inclusão de escritórios populares de arquitetura no “Programa Territórios da Cultura”; a formalização do Fórum de Presidentes dos CAU/ UF que permitiu uma nova governança e formalização como órgão colegiado do CAU Brasil e a criação da Comissão de Relações Institucionais do CAU Brasil em substituição à Comissão de Relações Internacionais que antes era temporária e que possibilitou novos mercados e a construção de novas possibilidades e acordos.
Ariel Lazarini, gerente geral do CAU/MG, apresentou “Cidades Melhores, uma parceria pela qualidade de vida”, um conjunto de ações e parcerias com organizações da sociedade civil, órgão e entes públicos municipais, estaduais e federais. A conselheira estadual do CAU/GO, Simone Buiati Brandão, falou sobre a parceria do CAU/GO com o Governo e o Ministério Público para cursos de acessibilidade em locais de ensino e, ainda, cooperação com o CREA e a prefeitura.
VEJA A APRESENTAÇÃO DO EIXO DE INSTITUCIONALIDADE.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Os novos acordos internacionais firmados pelo CAU Brasil, o Congresso Mundial de Arquitetos, as reuniões com entidades internacionais e o lançamento do Portal de Internacionalização foram apontados pelo conselheiro federal pelo estado do Paraná, Jeferson Dantas Navolar, como marcos desta gestão durante IV Conferência Nacional da Arquitetura e Urbanismo.
Após contextualização sobre a profissão, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Arquitetura e Urbanismo e também os desafios da gestão de territórios no país, Jeferson mencionou os novos acordos com a Ordem dos Arquitectos de Portugal, o Conselho Superior dos Colégios de Arquitetura da Espanha (CSCAE) e a Regional de Países Andinos (RAGA). Jeferson citou que será divulgado em breve um novo acordo com a Câmara Federal de Arquitetos da Alemanha (BAK).
A arquiteta e urbanista, Maria Elisa Baptista, representando o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU), falou sobre a parceria com o CAU Brasil para a inserção internacional dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo e destacou a participação durante o Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2023.
ACESSE A APRESENTAÇÃO DO EIXO DE INTERNACIONALIZAÇÃO.
ENSINO E FORMAÇÃO
As atividades do segundo dia foram encerradas com o tema “Formação Profissional”. O conselheiro federal e representante das Instituições de Ensino Superior, Valter Luiz Caldana, falou sobre as conquistas, marcos e avanços da gestão da construção da identidade do CAU na área com foco e prioridade na qualidade da formação para a prática das atribuições profissionais. Na ocasião, ele mencionou o CAU Educa, editais de ATHIS, bolsas de pesquisas e o Portal de Formação Continuada.
Valter Caldana lembrou sobre a revisão das diretrizes curriculares nacionais da arquitetura e urbanismo com o envio de posicionamento e contribuições do CAU ao Ministério da Educação e o diálogo com o Ministério que permitiu uma parceria para avaliar efeitos da formação no mercado de trabalho que incluem suspensão de autorização de novos cursos e a preocupação do conselho com cursos de EaD.
O presidente do CAU/CE, Lucas Ribeiro Rozzoline, apresentou o projeto Acolhimento CAU/CE que visa aproximar profissionais e estudantes do conselho. Os Desafios ATHIS na Prática e a Premiação de trabalhos acadêmicos com temáticas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social foram os assuntos apresentados pela presidente do CAU/SE, Heloisa Diniz, e o gibi da Turma da Mônica, parceria do CAU/PR com o Instituto Maurício de Sousa, foi apresentado pelo presidente do CAU PR, Milton Zanelatto. A publicação sobre arquitetura e urbanismo foi impressa com 100 mil unidades e distribuída para estudantes de escolas públicas paranaenses e, ainda, em ações sociais desenvolvidas pelo Instituto no Brasil.