O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por meio da sua Comissão de Ensino e Formação (CEF) e com o apoio do CAU/ES, realizou o III Seminário Nacional de Formação, Atribuições e Atuação Profissional nos dias 5 e 6 de setembro em Vitória, Espírito Santo. O evento reuniu especialistas e representantes do setor para discutir temas importantes, como parâmetros da qualidade no ensino superior, formação em Arquitetura e Urbanismo e o perfil dos estudantes contemporâneos.
No painel de encerramento do evento, o coordenador em exercício da CEF-CAU/BR, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, ressaltou a importância dos debates e anunciou que, com base nas discussões no seminário e no X Encontro dos Coordenadores das Comissões de Ensino e Formação dos CAU/UFs, a comissão já tem delineadas algumas ações estratégicas para os próximos meses.
“Temos algumas ideias em mente para trabalhar, como os cadastros de curso com o MEC com os documentos depositados no Conselho. Vamos também buscar criar câmaras temáticas para discutir a qualidade do ensino e enfrentar a questão do ensino a distância (EaD)”, disse. Pedone também destacou que a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) impõe um período de adaptação de três anos para as escolas, mas precisamos garantir que o ensino de arquitetura e urbanismo preserve a qualidade necessária, principalmente no que se refere às atividades presenciais em ateliês e laboratórios.
Carlos Eduardo Nunes Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e vice-coordenador do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), destacou a fala da professora Maria Isabel Cunha ao abordar o perfil dos alunos e a importância de uma avaliação que considere a diversidade social, física e mental dos estudantes. Segundo Ferreira, os critérios de avaliação precisam estar alinhados à realidade heterogênea dos alunos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, e é fundamental que o Ministério da Educação (MEC) e o CEAU atuem de forma coordenada para assegurar uma formação de qualidade.
André Lima, coordenador da CEF-CAU/ES, ressaltou que o seminário permitiu a conexão entre diferentes temas, como a importância do ensino presencial e o papel das entidades de ensino. Salientou a importância de fortalecer o contato entre alunos, professores e entidades, garantindo uma formação que prepare os futuros arquitetos para os desafios profissionais.
Já Emerson José Vidigal, suplente de conselheiro federal do CAU/PR, destacou a relevância da participação estudantil nos debates sobre ensino. Ele defendeu uma maior aproximação da CEF com os estudantes e anunciou que, nos próximos meses, a comissão realizará encontros itinerantes em diferentes estados. Enfatizou que a presença dos alunos nesses debates é fundamental e informou que a CEF vai realizar reuniões fora de Brasília, visitando estados e aproximando os coordenadores de curso, professores e representantes estudantis.
Ao final do evento, Pedone agradeceu aos participantes e reafirmou o compromisso da CEF-CAU/BR em atuar de forma proativa, garantindo que as diretrizes estabelecidas resultem em uma educação de qualidade para os futuros arquitetos e urbanistas.