CAU/BR

ATENÇÃO: Últimos dias para justificar ausência nas eleições do CAU

 

O CAU/BR informa que vence em 31 de dezembro o prazo para apresentação de justificativa pela ausência no processo eleitoral de 2014. Clique no link abaixo para fazer a justificativa, caso não tenha participado das eleições realizadas em novembro de 2014.

 

CLIQUE AQUI PARA JUSTIFICAR SUA AUSÊNCIA NAS ELEIÇÕES DO CAU

 

De acordo com a Resolução CAU/BR Nº 109, o valor da multa corresponderá a 5% da anuidade (valores de 2016). Leia aqui a Resolução.

 

RESSARCIMENTO – Os profissionais que já haviam feito o pagamento da multa  e realizarem a justificativa até 31/12 terão o valor pago integralmente devolvido. Para isso, precisam solicitar o ressarcimento pelo Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU). Veja como fazer:

 

1 – Acesse https://servicos.caubr.gov.br e insira seu usuário e senha cadastrados no CAU. Na tela inicial do SICCAU, passe o cursor sobre o menu “Financeiro” e clique sobre primeira opção, “Solicitar Ressarcimento”.

 

 

2 – Selecione a opção “Sacado”, insira seu nome completo, conforme cadastro no CAU e clique em “Pesquisar Boleto”. Quando os boletos forem listados, selecione o correspondente à multa.

 

3 – Em “Motivo”, selecione “PAGAMENTO DE BOLETO INDEVIDO”. Em descrição, escreva “Ressarcimento de multa por não justificativa de ausência no processo eleitoral de 2014”.

 

4 – Abaixo, na mesma tela, anexe o comprovante de pagamento e selecione o boleto correspondente em “ITENS DO BOLETO”.

 

5 – Insira seus dados bancários no campo específico. Por último, clique em “Solicitar Ressarcimento”.

 

6 – Se as informações estiverem corretas, o valor da multa será depositado pelo CAU na conta bancária informada pelo arquiteto e urbanista.

 

 

Publicado em 26/06/2015. Atualizado em 29/06/2015.

52 respostas

  1. Podem por favor verificar se consta meu nome na lista daqueles que votaram ou justificaram?

  2. Já não basta ser obrigado a votar em políticos que não nos representam, transmissão da hora do Brasil ser obrigatória, pagar um MONTE de impostos por obrigação e ainda ter que votar no Concelho de Arquitetura e Urbanismo sob pena de multa????
    Que democracia a nossa!!!!!!!!! Isso é absolutamente ridículo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Não sei porque o CAU está agindo dessa forma em relação a votação, não já basta as cobranças diárias, agora mais isso.. tentei votar, justificar e não conseguir devido ao sinal péssimo de internet, devo ficar no prejuízo?

  4. Olá, após ligação do CAU afirmando a necessidade de apresentação de justificativa para ausência de votação em nov/14, foram realizadas várias tentativas de fazê-la pelo site do CAU, neste dia (31/12/15), sem êxito – pois o sistema não localizou o e-mail de cadastro. Tentou-se contato com o 0800, mas estava fora de funcionamento. Desta forma, ficou impossibilitada a regularização nesta data. Solicitamos retorno. Gratos

  5. Votei, mas meu nome não aparece na lista de votantes.
    Não consigo acessar o local de justificar, pois consta que votei, como de fato aconteceu.
    Por favor me enviem uma confirmação, pois não imprimi comprovante algum.

  6. Prezados
    Meu nome também não consta na lista, solicito verificação, aguardo retorno.
    Arqta. Raquel

  7. Nunca fui ameaçado pelo CREA e nunca fui OBRIGADO a votar. Eis que surge o CAU (CAÔ) que vive ameaçando os profissionais e obrigando a votar. VERGONHA, VERGONHA!!! Desde que o CAU foi criado faço questão de me identificar pelo meu RG e jamais com meu número do CAU. Saudades do CREA, muita saudade.

  8. Não votei, não tive acesso na época das eleições ao computador, por motivo de doença. Gostaria de saber como posso fazer para justificar.
    Aguardo resposta o mais urgente possível. Obrigado.
    Angela R. Pires

  9. Boa tarde!
    Votei nas eleições de novembro de 2014 e meu nome não consta na lista dos votantes. Estou com o comprovante. Como devo proceder?
    Aguardo retorno urgente!!

  10. Acho que está havendo autoritarismo em relação a isso. Não esperava tal atitude do órgão que me representa.

  11. Prezados
    Sou arquiteta e só agora vi que teve eleicao no CAU, porem eu estou fazendo doutorado fora do Brasil e nao votei, como proceder?

    Att
    Claudia

  12. Não votei, justifiquei e agora recebi “cartinha” me ameaçando com cobrança de multa por não justificar….só me faltava essa!
    Enviei o comprovante e não me responderam…
    Agora é só esperar o protesto em cartório?

    1. Prezado Rogério

      Informamos que a justificativa do seu voto foi efetivada em 23/11/2015 e foi encaminhado em seu e-mail cadastrado conosco esta confirmação.

      Atenciosamente,
      Equipe CAU/SP

  13. Votei e meu nome não aparece na lista.
    No tempo do CREA nunca tive problemas ,agora é só confusão.NÃo vou pagar coisa nenhuma de multa .Vou justificar e acabou!!!

  14. Essa lista dos “votos computados” nao diz nada!! Meu nome não consta na lista sendo que votei.

    Entrem em contato com o CAU 0800 883 0113 que eles verificam através do seu CPF se teu voto foi computado ou não no dia 05/11/2014.

    1. Prezado Eliseu

      Conforme nosso contato por telefone no dia de hoje, informamos que seu voto foi devidamente computado em nosso sistema em 05/11/2014 e encaminhado em seu e-mail.

      Atenciosamente,
      Equipe CAU/SP

    1. Prezado Sr. Jorge

      Informamos que seu voto foi devidamente computado em nosso sistema em 05/11/2014. Qualquer dúvida pedimos que entre em contato através de nossa central (11)3014-5900 ou pelo e-mail: [email protected].

      Atenciosamente,
      Equipe CAU/SP

  15. Muito bem colocada a questão. Parabéns Giuliana Fizbeyn. Espero que o CAU acolha seu comentário e tome providências.

  16. Meu nome não consta da lista ,como posso fazer ……devo justificar de novo e de que jeito dessa vez .

  17. Justifiquei desde Março e meu nome não conta na lista. Salvei o comprovante quero mesmo ver se vai vir problema pro meu lado futuramente.

  18. Participei da votação on-line, mas meu nome não consta na lista, onde acho o comprovante de votação?

  19. Sou arquiteto ha 20 anos mas nunca exerci e minha licença estava suspensa, e foi validada em junho2015, tambem devo justificar?

    1. Prezado Edson

      Conforme nosso contato por telefone no dia de hoje, informamos que sua justificativa de voto referente as eleições do CAU realizadas em Novembro de 2014 foi devidamente computada.

      Atenciosamente,
      Equipe CAU/SP

  20. Como devo proceder para validar minha justificativa. O link acima demonstra apenas a solicitação de ressarcimento.

    1. Prezada Carla

      Conforme nosso contato por telefone no dia de hoje, informamos que sua justificativa de voto foi devidamente computada em nosso sistema e encaminhado a confirmação em seu e-mail.

      Atenciosamente,
      Equipe CAU/SP

  21. Não é mais fácil anistiar de uma vez por todas?
    Fazer com que todos os registrados fossem obrigados a votar foi ridículo. Apenas tem Direito ao voto os profissionais em registrados, ativos e em dia!
    Votar é um direito!
    Muitos, por diversos motivos, jamais acessaram o SICCAU e sequer sabem de sua existência.
    Está na hora do CAU enfrentar a questão dos arquitetos que há muito não são arquitetos, que já faleceram, que não vivem no país, etc. e que já estão com dívidas consideráveis junto ao sistema e nem sabem disso. Saberão quando entrarem em dívida ativa?
    Quem terá coragem e vontade de enfrentar a questão?
    DESCABÍVEL O VALOR DA MULTA , E A PRÓPRIA MULTA

    1. Prezada Viviane

      Informamos que sua justificativa de voto referente as eleições do CAU que foram realizadas em Novembro de 2014 foi devidamente computada em nosso sistema em 30/06/2015. Foi encaminhado em seu e-mail cadastrado conosco esta confirmação.

      Atenciosamente,
      Equipe CAU/SP

    1. Eugenio, existe uma lista com todos os que votaram. Em tese, se vc votou, seu nome estará na lista.
      Acontece que eu votei, meu nome está na lista, e, há algum tempo, recebi um email dizendo que eu não havia votado nem justificado. O CAU/BR disse que foi um “probleminha de sistema” e que estava resolvido.
      Meu conselho é: guarde qq documento que existir…Justificativa, comprovante, o arquivo da lista etc….
      http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/LISTA_VOTANTES_FINAL.pdf

    2. Prezado Sr. Eugenio

      Conforme nosso contato por telefone no dia de hoje, informamos que seu voto foi devidamente computado e a comprovação também foi encaminhada em seu e-mail.

      Atenciosamente,
      Equipe CAU/SP

  22. Boa tarde,

    Li a notícia sobre a prorrogação do prazo de justificativa do voto até 31/12, mas não encontrei o link para fazer a justificativa… como é o procedimento?

    Obrigado,

    Ricardo Palha

  23. Não é mais fácil anistiar de uma vez por todas?
    Fazer com que todos os registrados fossem obrigados a votar foi ridículo. Apenas tem Direito ao voto os profissionais em registrados, ativos e em dia!
    Votar é um direito!
    Muitos, por diversos motivos, jamais acessaram o SICCAU e sequer sabem de sua existência.
    Está na hora do CAU enfrentar a questão dos arquitetos que há muito não são arquitetos, que já faleceram, que não vivem no país, etc. e que já estão com dívidas consideráveis junto ao sistema e nem sabem disso. Saberão quando entrarem em dívida ativa?
    Quem terá coragem e vontade de enfrentar a questão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo