CATEGORIA

Quanto vale um projeto arquitetônico?

IMG-20150408-WA0014

 

 

O curso “Quanto vale um projeto?”, promovido em conjunto pelos Departamento SP, Núcleo Jundiaí e Núcleo Campinas do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) foi um sucesso.

 

Odilo Almeida Filho, presidente do CAU/CE e diretor do IAB/CE, ministrou o curso nas cidades de São Paulo e Jundiaí, para mais de 80 arquitetos e urbanistas nos dias 07 e 08 de abril de 2015.

 

Durante a apresentação, várias dúvidas e questionamentos foram feitos por uma platéia ativa e participativa. Odilo comprovou a eficácia e profundidade da tabela, que considera todos os custos incidentes numa prestação de serviços de projetos de Arquitetura, desde encargos e tributos até custos diretos e indiretos.

 

Ao final de toda a explanação, foi unânime o entendimento de que os arquitetos realmente subestimam seus trabalhos, e acabam por ter prejuízos em projetos com orçamentos deficitários.

 

 

Ao confrontar as duas formas de mensuração do custo de um projeto, conseguimos notar claramente que a tabela está alinhada com as realidades inerentes a nossa atividade. Mais do que um sonho, a aplicação desta tabela é uma necessidade a saúde financeira dos escritórios de arquitetura.

Alan Cury – presidente do Núcleo Regional Campinas do IAB/SP

 

Odilo abordou também maneiras de aplicação de descontos aos clientes sem que com isso prejudique os custos operacionais dos escritórios, e até mesmo os colegas autônomos.

 

 

A tabela foi desenvolvida, não para que os Arquitetos percam clientes, mas sim para que os Arquitetos não percam Dinheiro. Estes elementos são uma ótima ferramenta de administração.

Odilo Almeida Filho – presidente do CAU/CE e diretor do IAB/CE

 

Mais do que uma ferramenta de parametrização, a tabela do CAU/BR – válida para todo o Brasil – é uma colaboração oficial de uma autarquia federal que auxiliará nas contratações públicas, licitações e também no grande mercado em que atuam boa parte dos arquitetos brasileiros.

 

 

Este evento, promovido entre 3 regiões importantes do IAB no estado de São Paulo, permitiu uma checagem bastante convincente por parte dos Arquitetos, que puderam apresentar suas realidades regionais, e entender que a tabela é realmente funcional

Rosana Ferrari – presidente do Núcleo Aglomerado Urbano Jundiaí do IAB

 

A tabela é uma realidade, e está atual. Porém, se faz necessário uma força-tarefa de convencimento para que o CAU/BR nomeie uma Comissão Permanente de Ajustamento e Manutenção da Tabela, para que ela acompanhe a dinâmica viva da Arquitetura e do Mercado.

Roberto de Castro Melo – diretor da AsBEA

 

 

Publicado em 09/04/2015. Fonte: IAB Campinas.

2 respostas

  1. Adoraria participar de um curso como este aqui em Fortaleza, já existe um data ou uma programação nesse sentido na nossa região?

  2. Não estou satisfeita com o andamento do conselho aqui no Ceará. Pagamos caro pelo registro e não existe retorno algum, curso, qualificação, nada, muito melhor dar baixa no conselho do que ficar pagando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Oficinas do Projeto Amazônia 2040: Construindo um Futuro Sustentável na Amazônia Legal

CATEGORIA

24º Seminário Regional da CED estuda aperfeiçoamento do Código de Ética e Disciplina

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

CAU Brasil realiza audiências no Congresso Nacional com parlamentares

Skip to content