EVENTOS

Quem foi Briane Bicca, arquiteta e urbanista homenageada da 21ª edição do CBA

A grande homenageada no evento é uma profissional que dedicou sua carreira a preservar o patrimônio e zelar pela qualidade dos espaços públicos: a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memoriam) falecida no dia 02 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico e Cultural brasileiro.

 

 

A arquiteta trabalhou como técnica de planejamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre 1979 e 1992, quando coordenou o grupo de trabalho para que Brasília se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade. Também na Capital Federal, foi responsável pela implantação e coordenação, entre 1992 e 2001, do Setor de Cultura da Unesco no Brasil.

 

Em Porto Alegre, onde residia com a família, integrava o Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), e era coordenadora do PAC Cidades Históricas. Briane foi coordenadora do Projeto Monumenta, responsável pelo restauro e recuperação de prédios históricos e praças da capital gaúcha, e atuava na Coordenação de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal da Prefeitura da cidade.

 

O Conselheiro Federal Ednezer Flores tinha Briane como sua suplente no cargo ocupado no CAU/BR. “Sua força, juventude, exemplo e história são aprendizados para evoluirmos como pessoas e como profissionais apaixonados pela profissão”, disse.

 

“Como uma pessoa que tanto valorizou a memória em suas variadas dimensões, é nosso papel fazer com que a sua também permaneça sempre viva. Ela era assim, sabia conciliar as atividades pessoais e familiares sem abrir mão das lutas coletivas”, destaca o escultor e conselheiro do CAU/RS Vinícius Vieira.

 

“A Briane sempre foi e seguirá sendo um exemplo de profissionalismo, de conhecimento técnico, de capacidade de diálogo e de construção coletiva na área do Patrimônio Histórico e Cultural, indiscutivelmente uma das maiores especialistas do Brasil”, reforça Tiago Holzmann da Silva, presidente CAU/RS.

 

Para entrar na história: saiba mais sobre o 21º CBA

 

O Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) volta a acontecer em Porto Alegre depois de 50 anos. Sob o tema Espaço e Democracia, o evento acontece de 09 a 12 de outubro em diferentes lugares do Centro Histórico da cidade.  O Congresso promete fazer a capital dos gaúchos respirar Arquitetura e Urbanismo, convidando para o diálogo sobre espaço e democracia na prática, promovendo vivências nos espaços públicos, prédios históricos, praças e parques. Além da homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca, o 21º CBA terá debates sobre equidade de gênero, arquitetura social, planejamento urbano e grandes mesas temáticas sobre “Direito à Cidade” e “Direito à Moradia”.

 

Clique aqui e confira alguns destaques da programação.

INSCRIÇÕES – 21º CBA

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Fonte: CAU/RS

MAIS SOBRE: EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo