URBANISMO

Quitandinha 60 anos: Programação mobiliza por reforma urbana e habitação digna no Brasil

 

Um marco da luta por cidades mais justas no Brasil completa seis décadas. Em 1963, o Seminário de Habitação e Reforma Urbana catalisou o debate sobre temas latentes para as cidades na época. Promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o encontro ficou conhecido como Seminário de Quitandinha, em alusão ao hotel que foi palco das discussões na cidade de Petrópolis/RJ. No final de outubro, acontece nova edição do evento nacional, em Brasília. Intitulado “O Povo, Sua Casa, Sua Cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana”, o seminário acontece nos dias 23 e 24 de outubro e pretende atualizar os debates diante do complexo contexto da urbanidade brasileira, da emergência climática e das metas de desenvolvimento da ONU, entre outros desafios contemporâneos. ASSISTA AO VIVO

 

O SHRU é um esforço coletivo para envolver a sociedade na construção de cidades mais justas, equitativas e sustentáveis levando em consideração as profundas transformações da paisagem e das dinâmicas sociais das cidades. O CAU Brasil participa da organização do encontro junto com alguns dos principais expoentes do debate urbano. A programação é dividida em dois momentos distintos. No primeiro dia, três mesas redondas acontecem no campus da UnB. Os temas são “60 anos do SNHRU: retrospectiva histórica”, “Terra, teto e trabalho” e “Justiça socioterritorial e ambiental”. No segundo dia, uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados procura envolver o poder legislativo em propostas efetivas para atender às necessidades urbanas contemporâneas.

 

Antes do Seminário, no dia 21 de outubro, sábado, às 9h, o Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) realiza oficina preparatória para incorporar os profissionais nesta nova etapa histórica da luta pelo direito à cidade no país. O encontro será exclusivamente presencial, com vagas limitadas, e acontece na sede do CAU Brasil, em Brasília. Além das entidades que representam os arquitetos e urbanistas, devem participar os integrantes das Comissões de Exercício Profissional (CEP), de Ensino e Formação (CEF), de Política Profissional (CPP) e de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/Brasil, entre outros atores interessados.

 

Para o arquiteto e urbanista Adauto Cardoso, representante do Observatório das Metrópoles, o evento é um espaço para avançar na gestão democrática das cidades, como prevê a Constituição. “É preciso radicalizar a participação e do controle social para avançar diversas instâncias da gestão democrática, reconhecendo as forças e e potencialidades da população, das entidades, das assessorias para criar mecanismos cada vez mais amplos de gestão e co-gestão urbana”, afirmou durante plenária de organização do SNHRU 60 anos.

 

INSCREVA-SE AQUI

 

QUITANDINHA

 

O Seminário de Quitandinha aconteceu durante o governo João Goulart, que procurava pautar os temas da habitação e reforma urbana no contexto das Reformas de Base. Além da habitação, também estavam em pauta o transporte, saneamento básico, saúde pública e segurança. Promovido pelo IAB com o apoio do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Servidores do Estado (IPASE), o SHRU teve duas etapas; a primeira, em Petrópolis (RJ), no Hotel Quitandinha; e a segunda, na sede do IAB, em São Paulo. Participaram do evento profissionais de várias áreas de formação (advogados, arquitetos, assistentes sociais, economistas, engenheiros, professores, sociólogos, líderes sindicais e deputados) todas as regiões do Brasil. Saiba mais

 

A arquiteta e urbanista Vera França e Leite participou do Seminário de Habitação e Reforma Urbana, promovido em 1963 pelo IPASE e IAB em Quitandinha, no Rio de Janeiro. A arquiteta aponta os desafios do desenvolvimento urbano 60 anos depois, amplificados pela questão climática. “Se em 63 falávamos nas reformas de base, hoje temos que recolocar a questão em termos de desenvolvimento urbano, ordenamento territorial do país e desafios climáticos, criando condições para apontar caminhos para o presente e para o futuro”, afirmou.

 

Em 2013, o IAB realizou edição de aniversário dos 50 anos do primeiro seminário. A programação do chamado Ciclo de Seminários de Política Urbana Q+50 ofereceu uma série de seminários em todas as regiões do país e teve a questão habitacional como foco. Recém fundado, o CAU participou do evento.

Em 2013, Ciclo de Seminários de Política Urbana Q+50 marcou o cinquentenário do evento

A edição do SNHRU60 é organizado por mais de vinte organizações da sociedade civil e governamental. São elas o CAU Brasil, BR Cidades, Coalizão Negra por Direitos, Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil  (FeNEA), Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNA), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores Por Direitos  (MTD), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto  (MTST), Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Observatório das Metrópoles, União Nacional por Moradia Popular, Campanha Despejo Zero, Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo  (CEAU), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico  (IBDU), SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia, Associação Brasileira de Estudos Populacionais, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR, Centro de Direitos Econômicos e Sociais (CDES), Central de Movimentos Populares, Confederação Nacional das Associações de Moradores, Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), Federação Nacional Das e Dos Estudantes de Direito (FENED), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Fórum de Trabalho Social em Habitação de São Paulo, ONG Habitat para Humanidade, Instituto Pólis, Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM)

 

 

PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA PELOS 60 ANOS DO SEMINÁRIO DE QUITANDINHA:

 

21/10 (Sábado): Oficina Preparatória do CEAU para o Seminário Nacional de Reforma Urbana

Realização: CEAU

📍Onde: Sede CAU/BR

🕐 Quando: 9h às 13h

☝🏽💻 Modalidade: presencial  (limite 55 pessoas)

INSCREVA-SE AQUI

 

Seminário Nacional de Reforma Urbana – O povo, sua casa, sua cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana

Realização: SNHRU60

INSCREVA-SE AQUI

23/10(Segunda-feira):

📍Onde: Auditório Jayme Golubov, FAU UNB, Brasília/DF

🕐 Quando: 9h às 12h | 14h às  19h

☝🏽📺 Modalidade: presencial com transmissão ao vivo pelo Youtube

9h – Mesa de abertura: 60 anos do SNHRU: retrospectiva histórica

Caio Frederico e Silva (DIRETOR FAU UnB)
Nadia Somekh (CAU/BR)
Gisele Brito (COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS)
Karine Corrêa (BRCIDADES)
Lívia Miranda (FNRU)
Maria Elisa Baptista (IAB/CEAU)
MEDIAÇÃO: Matheusa Nascimento (FENEA)

14h – Mesa 1: Terra, teto e trabalho

Angela Cristina (MTD)
Jo Cavalcanti (MTST)
Evaniza Rodrigues (UNMP)
Anderson Lopes (MNLPSR)
Mediação: Demóstenes Moraes
(OBSERVATÓRIO)

16h – Mesa 2: Justiça territorial e ambiental

Júlia Franzoni (Campanha Despejo Zero)
Mércia Alves (SOS CORPO)
CEAU
Mediação: Fernanda Costa (IBDU)

 

24/10 (Terça-feira):  Audiência Pública 

📍Onde: Câmara dos Deputados

🕐 Horário: 9h às 12h

📺 Modalidade: Ao vivo pelo canal da TV Câmara no Youtube

Representantes do poder público:
Ministério das Cidades; Ministério da Justiça; Ministério da Cultura; Casa Civil;
Representantes sociedade civíl:
Benedito Barbosa (bloco de redes)
Mônica Oliveira (bloco movimentos sociais);
(bloco movimentos de moradia);
Andréa Santos (bloco CEAU)

 

 

MAIS SOBRE: URBANISMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

URBANISMO

Estratégias para combater desigualdades territoriais e ambientais são tratadas durante Seminário Habitação e Reforma Urbana

URBANISMO

Movimentos sociais debatem “Terra, teto e trabalho” no Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana

URBANISMO

Seminário de Reforma Urbana analisa acertos e desafios das políticas públicas das últimas décadas

URBANISMO

CEAU acolhe contribuições dos arquitetos e urbanistas para a reforma urbana 

Pular para o conteúdo