CATEGORIA

Recife sugere diretrizes para Nova Agenda Urbana da ONU-Habitat

 

Na noite da sexta-feira (27), cerca de 50 pensadores urbanos se reuniram no INCITI/UFPE para arrematar os pormenores do documento que reúne os principais diagnósticos e propostas discutidos durante o Urban Thinkers Campus. O material será publicado e levado para a conferência Habitat III, da ONU, em outubro de 2016 no Equador, compondo diretrizes da Nova Agenda Urbana, assim como os 28 documentos produzidos nos demais Urban Thinkers Campus realizados pelo mundo.

 

Símbolo maior da efervescência da capital pernambucana, o Bairro do Recife foi palco de uma semana em que especialistas, estudantes, artistas e curiosos se uniram para pensar sobre a cidade que precisamos. O Urban Thinkers Campus levantou, de 24 a 27 de novembro, temas como moradia, segurança pública, ocupação do espaço público, cultura, identidade, saúde, mobilidade, entre outros relacionados à vida urbana. A abertura do evento contou com a participação do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

 

“Foram dias de troca de experiências multiprofissionais em busca da alma da cidade. A nossa ideia é que isso seja só o começo, que incentive as pessoas a continuar o debate e a ocupação dos espaços públicos”, comentou professor Luzi Vieira, um dos coordenadores do INCITI/UFPE. O encontro reuniu desde nomes do urbanismo internacional, como o colombiano Gustavo Restrepo, até representantes da área cultural, como designer britânico John Fass (Royal College of Art), e da área social, como Mestre Chico, do Movimento pro Moradia.

 

Para o arquiteto e urbanista Rodrigo Lago, os debates serviram para humanizar o debate sobre as cidades. “O encontro apresentou outras visões às quais nem sempre o arquiteto e urbanistas estão acostumados, esse contato maior com o lado social da profissão, que era muito valorizado nos anos 1950 e 1960, por exemplo”, pontuou.

 

Publicado em 02/12/2015. Fonte: CAU/PE

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo